Ícone do site Folha Popular

Rodas de conversa, homenagens e desafios femininos permeiam atividades

Créditos: Tiago Bald/Divulgação

Diversos municípios da região programaram atividades especiais para a Semana da Mulher. Nesta semana, Paverama e Colinas realizaram importantes debates sobre diferentes aspectos da vida das mulheres, que puderam ser discutidos em grandes grupos.

Na noite de terça-feira (5/3) houve a 1ª edição da roda de conversa “Mulheres Conect@das”. O evento foi realizado no Centro Evangélico de Paverama e foi organizada pela Emater/RS-Ascar e pela Câmara de Vereadores, com o apoio da Cooperativa Sicredi e mediada pela jornalista do Grupo Popular, Luciana Brune. O ato buscou proporcionar ao público um momento para a troca de conhecimentos e de compartilhamento de informações em diversas áreas do universo feminino.

“Nossa ideia não era fazer um encontro que fosse mais do mesmo”, salienta a extensionista da Emater/RS-Ascar, Marlova Pretto, que afirma ter sido uma construção de muitas mãos e que parte de uma Lei, de autoria da vereadora Ana Sirlei, que instituiu em 2023 a Semana da Mulher no município. A entrega do Troféu Mulheres que Inspiram e a 22ª edição do Baile das Luluzinhas, que ocorre neste sábado (9/3), também marcam a semana.

Um público superior a 160 mulheres acompanhou discussões de temas ligados às áreas da saúde, rotinas de vida, campo jurídico e de questões sociais. Participaram da roda de conversa a extensionista social na Emater e socióloga Ana Cândida Barth, a médica psiquiatra Estefanea Coltro, a advogada especialista em direito previdenciário Mônica Magalhães e a empresária e fonoaudióloga Gisele Rezende.

As cinco profissionais compartilharam, de forma leve, suas experiências de vida, escolhas e pontos de vista sobre diferentes aspectos da vida. As mulheres presentes foram incentivadas a refletir sobre sua vida, dia a dia, sentimentos e escolhas e, principalmente, sobre a importância de cuidar de si própria e exercitar a autoestima antes de pensar no outro, algo que muitas vezes é negligenciado. “Suprimimos nossos desejos, seja de praticar um esporte, aprender um idioma, fazer algum curso ou mesmo sair com as amigas por ficarmos presas às rotinas”, afirmou Estefanea.

Como uma das possíveis “saídas”, Ana Cândida destacou o trabalho da Emater em relação ao fortalecimento do associativismo, da coletividade, da sororidade e da capacidade de pedir ajuda, se for o caso. “Talvez a gente não consiga mudar o outro, mas podemos começar modificando a nós mesmas”, frisou.

Presente no encontro, a cuidadora de idosos Marlise Linck, de Paverama, considerou o evento importantíssimo, atual e relevante. “Muitas vezes a gente realmente não olha pra si”, analisa. Casada e mãe de três filhos homens, acredita que os exemplos de casa também podem reforçar a experiência de um ambiente doméstico harmonioso. “Minhas noras, por sinal, estão muito satisfeitas porque ensinei os meus ‘meninos’, desde que eles eram pequenos, sobre essas questões, de manter a casa em ordem, de se comportar verdadeiramente como adultos”, finaliza.

Troféu Mulheres que Inspiram

Na quinta-feira (7/3), a Câmara de Vereadores também realizou sessão solene de homenagem ao Dia das Mulheres. Na ocasião, foi entregue o troféu “Mulheres que Inspiram’ para a professora Alda Reckziegel e para a empresária do ramo farmacêutico, Layeta Maria Feyh Beckmann. De acordo com a vereadora Ana Sirlei Vargas (MDB), a professora Alda foi responsável pela alfabetização de dezenas de crianças do município. Dona Layeta, por sua vez, era procurada por todos na farmácia em uma época que não se tinha muito acesso a consultas médicas. “A ela todos recorriam na hora da necessidade”, destacou.

A Força da Mulher na Atualidade”

Em Colinas, a 4ª Semana Municipal da Mulher buscou quebrar mitos e construir sororidade, por meio da temática “A Força da Mulher na Atualidade”. A programação, realizada todos os anos, é uma oportunidade para refletir sobre os avanços e os desafios ainda enfrentados pelas mulheres. Na terça-feira (5/3) o grupo Ueba Produtos Notáveis apresentou a peça teatral “Papo de Mulher”. O momento foi de reflexão e entretenimento, trazendo à tona histórias que ressaltam a diversidade das experiências femininas e a importância da empatia e do apoio mútuo entre mulheres.

Jaqueline Terezinha Scotta, coordenadora do CRAS e conselheira municipal da mulher, elogiou o impacto da peça, com a apresentação lúdica das diversas atividades e papéis das mulheres e também sua importância nas políticas públicas.
Outras atividades foram realizadas durante a semana, como o Café da Associação de Mulheres Colinenses (AMC) em parceria com a Emater/RS-Ascar e a participação das mulheres colinenses no 25º Encontro Regional de Mulheres, em Boqueirão do Leão.

As atividades não se limitam a estes eventos, pois os debates ocorreram durante toda semana nas escolas e em grupos do Cras, abordando os direitos das mulheres e sensibilizando a comunidade.

Sair da versão mobile