A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) realizou na terça-feira (12/3) sua assembleia geral ordinária. Para o encontro, foram convocados todos associados e na A ordem do dia teve como pauta a prestação de contas do exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2023 e a eleição da nova diretoria para a gestão 2024-2026.
No momento, Joni Zagonel foi eleito o presidente da Acil para a gestão 2024/2026. Joni é empresário do ramo da construção civil e foi presidente da Construmóbil 2022 e sucederá a contadora Graciela Black. Como desafios, Joni Zagonel terá o auxílio na recuperação das empresas atingidas pelas cheias de setembro e novembro de 2023. Ainda, a realização da segunda edição conjunta da Expovale + Construmóbil, programada para os dias 7 e 17 de novembro no Parque do Imigrante, em Lajeado.
Joni pretende estar à frente da Acil para seguir a gestão feita por Graciela Black e atuar na articulação da Acil com os demais setores representativos. A sua atuação seguirá três eixos:
“Engajamento dos voluntários, coexão e valorização dos associados, pois aí sim cada vez mais a gente terá representatividade e o eixo de participação, das relações institucionais e do envolvimento da instituição”
Sobre as demandas do Vale do Taquari, Joni efatiza que a Acil segue empenhada na solução dos problemas decorrentes das grandes cheias de 2023 e no trabalho para que as obras de duplicação sejam céleres.
“As cheias não saem do radar da Acil, a própria instituição foi impactada. Então seguimos com os nossos pleitos nesta relação. E ainda com os pleitos latentes em relação às concessões rodoviárias, tanto na concessão da Rodovia Federal que está em discussão, quanto do próximo trecho, do leilão das ERS que que impactam a região”, destaca o nono presidente da Acil.
Na avaliação de Graciela Black, agora ex-presidente da Acil, os membros empenharam-se em diversas conquista, como a ampliação de fóruns e representatividade. É uma conquista coletiva e segundo ela, a sua gestão foi próspera.
Em relação aos impactos das cheias, Graciela destaca o trabalho da Acil no auxílio dos associados. Em especial, salienta o papel da CIC-VT, “Sempre deixar bem claro que a CIC-VT, na pessoa do Ivandro Carlos Rosa, foi aquele que deu todo o apoio e e nos norteou. Eu entendo que ele foi o nosso grande apoador, e sou grata por termos ele representando a CIC VT”.
A diretoria é composta por cinco vice-presidentes, 25 diretores e seis conselheiros fiscais, todos são voluntários. A posse da nova Diretoria da Acil 2024/2026 está programada para quinta-feira, 21 de março, às 19h30min no Salão de Eventos da Instituição.