Ícone do site Folha Popular

Teutônia recebe recursos para a construção de uma Unidade Básica de Saúde

Crédito: Divulgação/AI Teutônia

O município de Teutônia foi contemplado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, com recursos para a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde para a Vila Esperança, Vila Arco-Íris e Linha Ribeiro, melhorando ainda mais a qualidade no atendimento a estas comunidades. O valor disponibilizado para a obra será de R$ 2.026.110,23, que serão destinados à construção e à compra dos equipamentos.

O projeto foi inscrito junto ao programa em outubro de 2023, tendo em vista a possibilidade de realocação e ampliação da UBS Vila Esperança, que hoje está localizada em um prédio alugado pela Prefeitura de Teutônia.

No novo endereço, a unidade será três vezes maior que a atual, com ampliação dos serviços já oferecidos, e implantação de atendimento odontológico e farmacêutico, aumentando a capacidade de atendimento e descentralizando ainda mais os serviços na saúde pública do município. O terreno, cedido pela prefeitura para a construção do prédio, possui cerca de 400 m² e está localizado na rua Princesa Diana, na Vila Arco-Íris. A previsão é de que a obra inicie em agosto e seja concluída ainda este ano.

A Unidade Básica de Saúde da Vila Esperança foi implantada na comunidade no dia 16 de novembro de 2022, facilitando o acesso aos serviços públicos de saúde nesta localidade e nas proximidades. A UBS tem se destacado pelo ótimo atendimento e, com a nova unidade, poderá oferecer ainda mais serviços com conforto e qualidade aos pacientes.

O dr. Adriano Silvestre ressalta a importância que a obra terá para a comunidade: “O que nos deixa muito feliz, principalmente, é a questão da farmácia junto à UBS, que facilitará muito, especialmente por que, aqui na vila, temos uma grande parcela da população que já é idosa, e enfrenta dificuldades para buscar medicamentos em outra unidade”.

O prefeito, Celso Forneck, reforça: “A equipe da UBS Vila Esperança já tem realizado um ótimo trabalho junto à comunidade. A construção de um prédio próprio, com uma área três vezes maior que a atual e oferta de novos serviços, potencializará ainda mais esse trabalho de cuidado que existe com os pacientes desta unidade”, destaca.

Sair da versão mobile