Ícone do site Folha Popular

Governador pedirá a Lula mudanças no contrato da dívida do RS

Crédito: Divulgação

A dívida do RS com a União ocupará o centro das conversas reservadas entre o presidente Lula (PT) e o governador Eduardo Leite (PSDB) durante a visita de Lula ao Estado nesta sexta-feira. A ideia é que as demandas do Estado em relação ao tema sejam tratadas longe dos holofotes. E sem que se misturem à pauta da viagem, decidida pelo Planalto: os dois grandes eventos, em Porto Alegre e em Lajeado, nos quais o presidente estará acompanhado pelo vice e mais oito ministros para anunciar investimentos federais no RS e tratar das ações de reconstrução das áreas devastadas pelas enchentes em 2023.

Leite vai levar para a conversa documentos e comparativos produzidos por sua equipe para entregar ao presidente, em mais uma ação para tentar mudar no curto prazo os termos do acordo de renegociação da dívida com a União assinado no ano passado dentro do Regime de Recuperação Fiscal (RRF). A proposta do Executivo gaúcho, nas palavras do próprio governador, é “ousada e arrojada”.

Entre os argumentos que o tucano utilizará, estão o de que o índice de 3% é a projeção de juros futuros e o de que a União subsidia financiamentos em diversos setores da economia a taxas inferiores a esta. “Por que então, diante de um ente subnacional, que é sócio da União na prestação de serviços à sociedade, na saúde, na segurança, na educação e em tantos outros programas, a União faz uma cobrança de IPCA mais 4%. Não é razoável”, defendeu o governador durante exposição feita a empresários na quarta-feira, durante a reunião-almoço ‘Tá na Mesa’, da Federasul. A mesma na qual ele reforçou que sua principal demanda junto a Lula será a questão da dívida.

O tucano conversará com Lula durante o almoço fechado que ocorrerá na sede da Fiergs, para representantes de poderes, políticos e empresários. O almoço acontecerá depois da primeira agenda presidencial pública em solo gaúcho, marcada para as 11h, também na Fiergs. A agenda fechada até a manhã desta quinta-feira prevê que Lula desembarque na Base Aérea de Canoas e siga direto para a sede da federação. O evento das 11h será para apresentação de investimentos e ações federais, com detalhamento dos projetos previstos no Novo PAC, e dele o governador também participa.

Sair da versão mobile