Quatro alertas de tempestade foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta quarta-feira (20/3). Os alertas são válidos até quinta-feira (21/3).
Nesta quarta-feira, há o alerta laranja para alguns pontos do RS. De acordo com o Inmet, grandes volumes de chuva são previstos para para Westfália, Vale do Rio Pardo, Vitória das Missões e Venâncio Aires : 60 milímetros. Isso equivale a 47%, 45% e 42% da média esperada para essas regiões, respectivamente.
Para quinta-feira (21/3) há quatro alertas para todo Rio Grande do Sul.
O primeiro deles tem início na virada de um dia para o outro e se estende até as 9h, implicando em risco de chuva volumosa, de 60mm por hora ou acima de 100mm ao longo do dia. Ainda, previsão de rajadas de vento superiores a 100 km/h e granizo. De acordo com o aviso, as principais áreas afetadas neste primeiro comunicado são a Fronteira Oeste, o Noroeste, as regiões central e sul do Estado.
O segundo alerta, também com as mesmas condições do tempo que o primeiro, indicando grande perigo, é válido das 4h ao meio-dia, alcançando o Norte, a região metropolitana de Porto Alegre, a Serra e o Litoral Norte. O risco de danos em alertas vermelhos é considerado elevado pelo Inmet. Entre os impactos previstos, estão estragos em edificações, quedas de energia elétrica, prejuízos em plantações, destelhamentos, alagamentos, derrubada de árvores e postes, transtornos no transporte rodoviário, entre outros.
Para após a passagem da primeira etapa da tempestade, no qual valem os alertas vermelhos, o Inmet também emitiu outros dois avisos laranja. Isso porque as condições do tempo continuarão severas ao menos até as 22h desta quinta. O alerta abrange praticamente todo o Estado, com exceção de parte do Norte, dos Campos de Cima da Serra e do Litoral Norte.
O Inmet chama a atenção para a possibilidade de chuva entre 30mm e 60mm por hora, podendo chegar a um acumulado de 100mm durante o dia inteiro, ventos intensos entre 60 km/h e 100 km/h, e queda de granizo em pontos isolados.