Uma antiga demanda dos cidadãos de Estrela e Bom Retiro do Sul, em especial das comunidades de Arroio do Ouro e Linha Figueira, no interior estrelense, ganhou mais força para se tornar realidade. Nesta quarta-feira (10), o Governo de Estrela deu importantes passos para avançar na proposta de conclusão da pavimentação asfáltica entre os municípios, em trecho “estadual” de 8.8 mil metros, cuja responsabilidade é do Daer. O investimento orçado é de R$ 15 milhões.
O prefeito de Estrela cumpriu agenda na capital gaúcha nesta quarta-feira (10), objetivando diversos avanços. Entre eles um encontro na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, com a presença do secretário Carlos Rafael Mallmann. Também participaram o engenheiro da prefeitura Frederico Birkholz, e ainda Regina Mallmann, presidente da capatazia da Delfina e líder comunitária de Arroio do Ouro.
No encontro, o prefeito Elmar Schneider destacou a importância do projeto para o desenvolvimento e o bem-estar local. “Como gestor da nossa cidade, que fostes por 8 anos, sabe o quão relevante é a demanda de nossa comunidade”, disse. Regina Mallmann completou. “Trata-se de um grande anseio das pessoas daquelas comunidades, mas também de muitos que fazem daquele trecho uma rota casa/trabalho e vice-versa.” O secretário Rafael Mallmann afirmou ter a consciência e a necessidade do avanço do projeto, e para tanto orientou o protocolamento digital do processo no novo Cadastro de Demandas de Transferência Voluntária (CDTV) para maior agilidade por parte da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura. Outros encontros com a mesma pauta serão realizados com demais setores do governo estadual.
Demanda antiga
Uma recente reunião da Administração Municipal com moradores deixou explícita o desejo de conclusão do trecho, que entre outras coisas sofrem por exemplo com a poeira originada por veículos pesados, como caminhões e máquinas agrícolas, usados no cenário de forte produção rural e escoamento da mesma.
Além do melhor ambiente proporcionado aos moradores, a finalização melhorará significativamente a infraestrutura viária da região, facilitando o deslocamento de pessoas entre os dois municípios vizinhos, e assim também desafogando o trânsito via BR-386; e facilitando o escoamento da grande produção agrícola e industrial que utiliza a via. A ligação é considerada estratégica não apenas para o desenvolvimento econômico dessas cidades, mas também para fortalecer a integração regional.