Ícone do site Folha Popular

Ângelo Fontana tem metas audaciosas para a região

Fontana já ocupava o cargo desde o início de abril / Crédito: Camille Lenz da Silva

O novo presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT) para o biênio 2024/2026, Ângelo Fontana, foi empossado oficialmente na terça-feira (23/4) em cerimônia festiva realizada na Sicredi Região dos Vales, em Encantado.

O empresário e passado presidente da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) recebeu o pin da CIC-VT diretamente das mãos de Ivandro Carlos Rosa, que ocupou a presidência nos últimos 4 anos (2020/2024). Prestigiaram o evento membros das 18 entidades associadas, o deputado estadual Edivilson Brum, representantes da Fiergs, da Famurs e da Federasul, empresários, demais lideranças e a imprensa.

Desafios

Fontana enalteceu a gestão anterior e reforçou que dará continuidade ao trabalho exercido por Rosa. “A gestão do Ivandro serve de exemplo pelo reavivar do Vale do Taquari, com novos conceitos.” Agora, será reforçada a necessidade de unir a região, que deve ser vista em sua totalidade. E receber a “casa organizada” torna mais fácil dar andamento aos projetos já em mente.

A CIC vem para somar, qualificar e atender as carências de cada uma das entidades. A primeira meta é visitar todas as associações para entender às demandas específicas, principalmente na área da mão de obra.

Outro desafio é dar andamento a estudos sobre a bacia do Rio Taquari, efetivando e pondo em prática o projeto do Comitê Taquari-Antas. Ainda, criar dois outros Arranjos Produtivos Locais (APLs), um para empresas de cosméticos, higiene e limpeza e outro para a erva-mate. E, claro, manter na ativa o APL Alimentos e Bebidas. “O APL atual só traz vantagens. Não só a nível de incentivo, mas a integração entre os setores. Sabemos de empresas que estão se ajudando a consolidar cargas, complementando uma a outra, o que agiliza o faturamento, a troca de sinergia de máquinas e de informações com fornecedores. As vantagens precisam ser fortalecidas em outros setores também. Com isso, voltaremos a ter a pujança, a partir de muito trabalho”, completou.

Despedida

Ivandro Carlos Rosa, em seu discurso de despedida, falou do desafio de presidir a entidade. “Todos nós temos que pagar contas, mas abrimos mão do nosso tempo para nos dedicar ao coletivo.” Apontou também a construção de uma diretoria executiva profissionalizada que entende do assunto pois o vivencia diariamente. “Quando construímos o planejamento estratégico, depois da pandemia, nos demos conta que não tínhamos diretorias suficientes para a quantidade de batalhas a enfrentar em vários setores. Hoje, ela está capacitada”, disse.

Dois grandes legados que Rosa considera são a criação do APL e a discussão sobre a concessão de rodovias. Ainda, falou sobre o contato mais próximo e boas articulações com as entidades estaduais, como a Federasul, através do vice-presidente Renato Scheffler. “Temos uma organização muito eficiente, mas nem sempre conseguimos nos fazer representar e ouvir junto ao Estado. Outro desafio é a representação política. O Vale tem boas ideias que não conseguem reverberar a nível estadual”, apontou.

Citou ainda a elevação do Fundopem no Vale, através do APL. Fomentamos um ambiente para a busca de linhas de crédito e hoje chegamos a 5% da captação.” Por fim, agradeceu à entidade pelo “aprendizado fantástico” e prometeu continuar contribuindo dentro das suas possibilidades. “O associativismo e o cooperativismo são importantes para a região e devem ser fortalecidos”, completou.

Ações para o biênio

Promover cursos e treinamentos para qualificar a mão de obra para os setores da indústria, comércio e serviços;

– Concessão de rodovias estaduais e federais;

– Iniciativas para evitar a devastação causada pelas enxurradas;

– Efetivação e implantação do projeto do Comitê da Bacia Taquari-Antas;

– Roteiro de visitas nas entidades empresariais locais;

– Implantação dos APLs para empresas de cosméticos, higiene e limpeza e da erva-mate do Vale do Taquari;

– Sucessão do agronegócio familiar;

– Programa de eventos: Dia da Indústria (25/5), Dia do Comércio (21/10) e Dia dos Serviços.

QUEM COMPÕE A DIRETORIA: https://folhapopular.info/index.php/2024/04/24/angelo-fontana-e-oficialmente-empossado-presidente-da-cic-vt/

Sair da versão mobile