Ícone do site Folha Popular

Defesa Civil confirma cinco mortes decorrentes das cheias

Crédito: Divulgação/Gov do Estado

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu boletim atualizado às 18h desta terça-feira (30/4). Conforme o levantamento, já são cinco óbitos confirmados decorrentes das cheias e chuvas intensas que atingem as cidades gaúchas desde segunda-feira (29/4). Paverama contabiliza duas mortes, Encantado, Pantano Grande (Vale do Rio Pardo) e Itaara, contabilizam um óbito para cada município.

Até o momento, são 18 desaparecidos, dos quais seis em Encantado e quatro em Roca Sales
Os municípios de Teutônia, Paverama e Imigrante já decretaram situação de emergência ou calamidade. E ainda não há informações sobre os dois carros que teriam sido carregados pelo Arroio Boa Vista na Linha Clara.

A situação da população nos municípios onde ocorrerem danos causados pelas chuvas é apurada a partir de informações fornecidas pela Defesa Civil de cada localidade. São disponibilizados o quantitativo de pessoas desabrigadas, desalojadas e o total de afetados, além do número de desaparecidos e de óbitos, entre outras informações.

Alertas

Para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receberem os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.

Também é possível se cadastrar via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando aqui. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples “Oi”. Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual.

Boletim das 18h de terça-feira (30/4)

Sair da versão mobile