Ícone do site Folha Popular

Governo atualiza situação das barragens no RS

Crédito: Divulgação/Secom

O governo do Estado monitora, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a situação das barragens no Rio Grande do Sul.

Dados parciais divulgados, nesta sexta-feira (10/5), apontam a redução de seis para três estruturas em Nível de Emergência.

Conforme comunicado emitido pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), após redução dos índices pluviométricos e a possibilidade de acesso aos locais, foi possível atestar as condições de segurança das barragens São Miguel e Arroio Barracão de Bento Gonçalves, permitindo o encerramento do Nível de Emergência. O novo nível de segurança será divulgado nos próximos boletins.

Em relação à UHE 14 de Julho, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) emitiu comunicado sobre os resultados da inspeção das estruturas civis da usina realizada na quinta-feira (9/5). Foi concluído que as estruturas remanescentes são estáveis às vazões de operação, alterando a condição de Nível de Emergência.

Barragens monitoradas pela Aneel

Nível de Emergência 
Risco de ruptura iminente, exigindo providências para preservar vidas:

Nível de Alerta 
Quando as anomalias representam risco à segurança da barragem, exigindo providências para manutenção das condições de segurança:

Nível de Atenção
Quando as anomalias não comprometem a segurança da barragem no curto prazo, mas exigem monitoramento, controle ou reparo no decurso do tempo.

Barragens monitoradas pela Sema

Nível de Emergência

Nível de Alerta

Nível Atenção

Sair da versão mobile