Ícone do site Folha Popular

Construção da nova ponte na ERS-130 deve levar 180 dias

Quando a passarela passa por ajustes, população se enfileira para atravessar o rio em botes / Crédito: Osmar Possamai

Em virtude das enchentes, a ponte sobre o Rio Forqueta, que ligava os municípios de Lajeado e Arroio do Meio, foi destruída, deixando milhares de pessoas sem acesso também às cidades vizinhas pela principal via de cruzamento, a ERS-130.

Conforme a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), o edital para a licitação de uma nova ponte será publicado na segunda-feira (20/5) e, na mesma semana, as propostas serão conhecidas. A previsão de entrega da ponte é de 180 dias.

Enquanto isso, a alternativa no momento é a travessia em uma passarela flutuante construída pelo Exército. A estrutura, liberada na quarta-feira (14/5), é feita com estruturas de alumínio, está próxima à ponte destruída e percorre 50 metros sobre as águas. O conglomerado de botes permite a passagem de 25 pessoas, em sentido único. Todos precisam usar usam coletes salva-vidas, que são disponibilizados pelos militares. O Exército permanece 24 horas por dia no local.

Em virtude da diminuição ou elevação das águas, ocorre a necessidade de incluir ou retirar um bote. Quando isso ocorre, é preciso modificar todo o acesso à passarela, ocasionando longas filas. Durante o reajuste, barcos infláveis e caiaques minimizam a longa espera.

À direita, ponte da ERS-130 jaz destruída. Passarela do Exército é solução paliativa para aqueles que podem se locomover a pé entre os municípios / Crédito: Osmar Possamai

Alternativas

Buscando outras vias para aqueles que buscam o acesso à BR-386 ou a outras cidades, a Administração Municipal de Arroio do Meio, junto a outras entidades, encaminhou ao Governo Federal, na segunda-feira (13/5), um ofício solicitando melhorias para dar condições de trafegabilidade em uma estrada de chão situada no município de Travesseiro.

A iniciativa busca possibilitar o trânsito de veículos e pessoas, alimentos, medicamentos, carga viva, entre outros. O acesso vem da BR-386, passando por Barra do Fão, em Marques de Souza, seguindo até Travesseiro e posteriormente a Arroio do Meio, via Forqueta.
O ofício solicita a concessão de recursos para executar a retirada dos deslizamentos de terra e compactar a parte não asfaltada com pedra de brita ou outro material. O principal gasto deverá ser com maquinários para a manutenção da estrada vicinal.

Além de Arroio do Meio e Lajeado, cidades vizinhas como Travesseiro, Capitão, Marques de Souza, Nova Bréscia, Pouso Novo, Encantado e Coqueiro Baixo, também afetadas pela queda das pontes, poderão usufruir deste trajeto para acessar a BR-386. Se confirmado o recurso, mais de 200 mil pessoas serão beneficiadas.

Além dos trajetos alternativos, as prefeituras de Lajeado e Arroio do Meio trabalham nos acessos onde será construída nova ponte provisória para a passagem de veículos leves e pesados. Do lado de Lajeado, a ponte ficará na sequência da Rua Romeu Júlio Scherer, no Bairro Planalto, seguindo até Arroio do Meio, nas imediações do Camping do Umbu. O local escolhido se deve à largura do rio, tendo em vista que a ponte tem tamanho definido.

A estrutura pertence ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Outras frentes

No sábado passado (11/5), o Governo Federal anunciou o repasse de R$ 6,7 milhões para a construção de uma nova Ponte de Ferro, em substituição à estrutura de 85 anos, a primeira a ser levada pela cheia do Forqueta. Os recursos, no entanto, não são suficientes para completar a obra, que deve possuir duas pistas. Simultaneamente, ocorre a campanha Juntos pela Ponte, do Movimento Amigos do Vale. Uma semana após o grupo, formado pela sociedade civil organizada, anunciar o Pix da campanha, já foi arrecadado R$ 1,37 milhão. A chave para contribuição é o e-mail novapontedeferro@gmail.com.

A união entre sociedade, iniciativa privada e governos é mais um exemplo do associativismo presente no Vale do Taquari. Os valores e, principalmente, a ação, são urgentes para que a região, antes pujante, possa voltar a receber o título.

Sair da versão mobile