Ícone do site Folha Popular

Município funda a Associação Reconstrói Estrela

Crédito: Divulgação/AI Cacis

Nesta terça-feira (21/5), ocorreu um reunião entre rpresentantes da classe empresarial, da comunidade, clubes de serviço e do setor público. O encontro foi na sede da Câmara de Comércio Indústria, Serviços e Agronegócio de Estrela (Cacis). O grupo dialogou sobre as principais demandas relacionadas as consequências da catastrófica enchente ocorrida entre abril e maio.

Atualmente cerca de 230 famílias se beneficiam do aluguel social, e estão nesta situação desde setembro. O prefeito de Estrela, Elmar Schneider, reiterou que 500 novas moradias serão construídas através da Caixa Econômica Federal.

O desafio é selecionar uma área de terra para a construção de moradias para outras mil pessoas, que segundo a administração de Estrela, é a demanda que não foi atendida no município. “Acabou se tendo por tanto a ideia de criar uma entidade, um novo CNPJ, a Associação Reconstrói Estrela, para canalizar recursos e buscar aquisição de terras e viabilizar a construção dessas moradias através de ajuda de parceiros e também de busca desses valores de fora da região, através de uma grande campanha”, afirma o presidente da nova associação, o empresário Nilto Scapin.

“Nós já tivemos a sinalização de empresários interessados em colaborar com recursos para a viabilização dessas obras, mas também buscamos o alinhamento com o poder público para encontrar um caminho, e agora a busca é pela confirmação do local e também dos recursos necessários em sua totalidade, projetos e toda e toda a parte burocrática, e o setor privado busca justamente dar essas celeridade no processo e encontramos como o melhor caminho a criação desta nova associação”, manifesta o presidente da Cacis Estrela, Claus Wallauer.

As tratativas com proprietários de áreas que possivelmente serão utilizadas para a instalação das moradias acontecerão nos próximos dias.

Sair da versão mobile