Após monitoramento das áreas de Linha Harmonia Alta e Fundos, a Defesa Civil de Teutônia verificou a estabilização momentânea da massa que demonstrava movimentação. Entretanto, o risco persiste. Em nota, a Defesa Civil de Teutônia diz:
Desde o início dos eventos, equipes realizam monitoramento dos locais de risco. Além de visitas técnicas, pontos de monitoramento foram implantados. Estes, desde a última leitura, demonstram estabilização.
Entretanto, o risco é permanente. É necessário monitoramento contínuo do local, inclusive com auxílio dos moradores da área, a fim de acompanhar a situação e analisar o surgimento de possíveis novas movimentações.
O risco eleva-se com grandes acúmulos de água. Diante de previsões de alto volume de chuva, a orientação é que os moradores deixem os locais de risco.
Chuva
Conforme a MetSul Meteorologia, na sexta-feira (24/5) a baixa pressão atuará na costa do Rio Grande do Sul trazendo garoa e vento na maior parte do estado. As chuvas poderão ser fortes em alguns momentos e os acumulados variam entre 50 mm em algumas localidades e superiores a 75 mm em outras.
Os dados não indicam volumes extremos para as bacias dos rios da metade Norte do estado, que desembocam nos vales e no Guaíba, como Jacuí, Taquari, Caí, Sinos e Gravataí. Mesmo assim, as bacias terão chuva na quinta-feira (23/5) e na sexta-feira (24/5), o que pode causar uma elevação temporária dos níveis destes rios.