Ícone do site Folha Popular

Escola de Ensino Médio Westfália comemora 18 anos em maio

Colégio do Bairro Bela Vista atende 84 alunos / Crédito: Divulgação

A Escola Estadual de Ensino Médio Westfália celebra 18 anos de história neste mês. A criação da instituição foi oficializada pelo Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul em 24 de maio de 2006. O ano seguinte, 2007, foi o primeiro de funcionamento da escola em Westfália.

Inicialmente, o colégio operou junto com as dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental do município. Em 2014, um prédio próprio foi conquistado por meio de um projeto do governo do Estado. O projeto tornou a escola Westfália em uma escola-modelo.

Segundo a professora Simone Schneider Klein, nesse processo, as duas instituições construíram uma forte parceria e mantêm o carinho até hoje. “A escola estadual de Westfália é vista como uma continuidade da municipal. Até temos a semelhança dos prédios, é tudo muito próximo. Nós sempre agradecemos essa proximidade com o poder público municipal”, destaca.

Atualmente, o educandário atende cerca de 84 alunos, distribuídos no turno da tarde e da noite. Três turmas estudam durante a tarde, sendo os três anos do Ensino Médio. Enquanto isso, são duas turmas no turno da noite – um segundo e um terceiro anos.

Porém, em função das enchentes, muitas famílias do Vale do Taquari se deslocam de áreas alagáveis e procuram municípios não afetados da região para habitação. De acordo com o diretor Gilmar Grunevald, a instituição já projeta a entrada de novos estudantes.

Além dos alunos, a escola é composta pela equipe de funcionários. No total, são nove professores, uma supervisora, um diretor, duas serventes e uma professora de orientação educacional para tornar o processo de aprendizagem o melhor possível.

Gilmar salienta os objetivos da equipe dentro desse processo. “Buscamos prepará-los para o mercado de trabalho e para exercer sua cidadania. Sempre tivemos essa filosofia, esse objetivo conjunto”, afirma.

Destaque

Na sexta-feira passada (17/5), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou os índices de alfabetização no Brasil. Westfália ocupa o segundo lugar em nível nacional, com 98,95% da população com 15 anos ou mais alfabetizada. No Rio Grande do Sul, o município está em primeiro lugar.

Os dados evidenciam uma educação de qualidade proporcionada aos estudantes do município, resultando em uma baixíssima taxa de habitantes que não sabem ler ou escrever. As estatísticas foram coletadas em 2022.

A escola de ensino médio também se sobressaiu no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2022, alcançando o primeiro lugar no Vale do Taquari. “A educação de Westfália pode comemorar esses índices e nós temos o objetivo de melhorar ainda mais a educação, para que o ensino continue se destacando. Também parabenizamos a escola municipal por esse destaque nacional”, diz o diretor.

Sair da versão mobile