Neste sábado, dia 8 de junho, Estrela realizará o primeiro “Dia E” de vacinação contra a Gripe Influenza e demais vacinas de rotina. A iniciativa visa, dentro da Campanha Nacional de Vacinação e no embalo dos chamados “Dia D”, proporcionar nova oportunidade de a população buscar a imunização, aumentando a cobertura vacinal do município e diminuindo o risco local contra a gripe e demais doenças, entre elas Covid-19, HPV e outras, especialmente as infantis. A proposta é realizar estes plantões ao menos uma vez por mês. este primeiro, ocorrerá das 8h às 12h, no Posto Central, no Bairro Oriental.
“Nossa proposta é de fato dar sempre uma alternativa de horário e dia, não útil, ao menos para a maioria, de buscar a imunização. A escolha pelo chamado Dia ‘E’ vem na ideia de seguir a mobilização que ocorre nos chamados Dia ‘D’, mas enfatizando que se trata de uma ação aqui no nosso município. Assim também criar uma identificação e não confundir a população com as datas da campanha nacional”, frisa a secretária de Saúde, Márcia Scheeren.
Maior público
Iniciada em todo o País ainda em março, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza teve, em um primeiro momento, a vacinação dos Grupos Prioritários. Em especial no RS, a campanha foi prejudicada em maio devido às enchentes. Agora, este serviço está estendido a toda a população nos tradicionais pontos de vacinação. Estrela contabiliza até então 5.336 vacinados, o que corresponde a 33% do público alvo que é de mais de 14 mil pessoas. O índice cresceu muito após a liberação da vacina para além dos grupos prioritários, mas ainda está abaixo da expectativa. É preciso levar em consideração o período de enchente e os mesmos baixos índices em todo o País, em comportamento similar.
Em Estrela, mutirões foram realizados nos abrigos municipais nos últimos dias para compensar a falta de atenção da população a este serviço, bem como as dificuldades de acesso, sem restrição aos Grupos Prioritários. Ações especiais também foram realizadas em pontos estratégicos.
Locais e horários
Tradicionalmente, após a enchente, a vacinação da Influenza ocorre durante a semana nos seguintes pontos e locais:
# Unidades Básicas de Saúde (UBS) Central e Boa União: vacinação para todos os públicos, no horário das salas de vacina. No Central das 8h às 16h, e no Boa União das 8h às 15h.
# Imigrantes: pessoas com mais de 4 anos, durante o horário de funcionamento da unidade.
# Unidade Móvel: vacinação no Ônibus da Saúde conforme cronograma nas localidades.
Sobre a Influenza
A influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, altamente transmissível e com potencial para causar epidemias sazonais e até pandemias. Seus sintomas variam de febre e cefaleia a complicações respiratórias graves, especialmente em pessoas com fatores de risco. A influenza, conhecida como gripe, é uma doença viral respiratória contagiosa causada pelos vírus influenza A, B, C e D, que afeta milhões de pessoas anualmente, resultando em sintomas como febre, dores musculares, tosse e fadiga. A vacinação anual é fundamental para prevenir a infecção e suas complicações, especialmente em grupos de risco, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com condições médicas subjacentes.