Na sexta-feira (14/6), o Rotary Club de Teutônia entregou, de forma oficial, um barco e motor ao Corpo de Bombeiros Voluntários do município. Os equipamentos já foram utilizados para resgate na cheia de maio.
O barco adquirido foi um Inbarco 500, 5 metros semi chato, para tripulação de 6 pessoas. Comprado na Ciclovia Yamaha em Lajeado.
O equipamento é peça fundamental nas ações de resgate em áreas alagadas nas cidades de Teutônia, Paverama, Poço das Antas e Westfália, bem como no auxílio aos demais municípios do Vale do Taquari sempre que requisitados.
A importância do equipamento foi notada, principalmente, após os episódios de setembro de 2023, quando a guarnição resgatou mais de 360 pessoas somente em Estrela, utilizando equipamentos emprestados pela comunidade.
Sabendo desta demanda, os membros do Rotary Teutônia destinaram o valor para a compra do barco.
Durante a entrega oficial, o presidente da entidade Fábio Zorthea falou da importância de auxiliar a corporação diante de tudo que entrega para as comunidades em que atua. “Ficamos felizes em saber que o barco já foi muito bem utilizado, não só por Teutônia mas também por Estrela e cidades vizinhas. Nós como clube de serviço temos a obrigação de estar ao lado de vocês, tentando trabalhar pela melhor estruturação possível, pois é importante a comunidade poder contar com um serviço bem equipado, estruturado, pessoas bem treinadas e bem aparelhadas”, disse.
Ele ainda reforçou que o equipamento está em “ótimas mãos”, tendo em vista o “serviço de excelência e necessário para a sociedade”.
O motor de popa, fundamental para o funcionamento do barco, foi doado por Maria Lúcia Griebeler, psicóloga de alta performance e autora do livro “Pense como Dono”, cuja renda obtida com a venda foi destinada à guarnição.
Genir Pithan, presidente do Corpo de Bombeiros Voluntários de Teutônia, agradeceu em nome da instituição. Em 2023, foi preciso pegar um barco emprestado com voluntários. “Somente em Estrela resgatamos mais de 360 pessoas ilhadas em árvores e em cima de telhados. Então vimos que um barco fazia muita falta para nós, e só tínhamos um bote, que deve ser usado apenas para água rasa e sem correnteza”, contou.
O presidente destacou ainda que o barco e o motor vieram em um momento muito oportuno. “Este barco veio bem para nós, pois não esperamos este volume de enchente, e trabalhamos dia e noite sem parar, tirando pessoas ilhadas, procurando desparecidos e também animais. O barco já foi muito útil e agora se precisarmos novamente será bem mais fácil, pois já está aqui, é só engatar e ir ao encontro de quem está precisando”, finalizou Pithan.
Os Bombeiros de Teutônia passarão por certificação junto à Marinha do Brasil para estarem aptos a conduzir a embarcação e sua tripulação. O treinamento e certificação estão sendo providenciados pela Voluntersul, entidade que agrega todas as corporações de Bombeiros Voluntários do Rio Grande do Sul.