O 40º Batalhão da Polícia Militar, transferido para Teutônia após a cheia que cobriu o prédio da Brigada Militar em Estrela no mês de setembro e impossibilitou o retorno ao local, completou 19 anos no sábado (15/6). O batalhão foi criado em 15 de junho de 2005 em Estrela, tendo como primeiro comandante o major Renato Gabriel Junges.
O tenente-coronel Fabiano Henrique Dorneles, atual comandante, explica que o motivo pelo qual Teutônia foi escolhida como sede é que a cidade é o ponto mais centralizado na área do batalhão, composta por 11 municípios: Teutônia, Estrela, Taquari, Paverama, Poço das Antas, Westfália, Colinas, Imigrante, Bom Retiro do Sul, Fazenda Vilanova e Tabaí.
Mesmo sendo o batalhão mais jovem da Brigada Militar, junto ao 22º, com sede em Lajeado, o 40º BPM tem conseguido trazer boas notícias. Uma delas é que Teutônia está, há mais de 3 anos, sem registrar homicídios. Dorneles apresenta “indicadores europeus”. “Planejamos manter os indicadores de criminalidade baixos. A região leste da qual somos responsáveis tem indicadores europeus de segurança. Trabalhamos diuturnamente para manter isso e, quem sabe, impedir que ocorra. No ano passado, tivemos a média de 2,37 furtos por dia. Este ano já diminuímos pela metade (1,15). O que pode ser levado em conta são as cheias, pois os delitos também diminuem nessas regiões”, disse.
O tenente-coronel comemora a possibilidade de construir um novo quartel para Estrela, além da inauguração do serviço de videomonitoramento em Fazenda Vilanova, realizado na sexta-feira passada (14/6). “Por se tratar de um local de grande circulação, é um ponto estratégico não só para a segurança do Vale do Taquari, mas do estado como um todo. Quem cometeu delitos, até mesmo em outras localidades, pode acabar sendo descoberto e monitorado”, aponta.
O comandante ainda elogiou o monitoramento da cidade de Teutônia, que é considerado um dos melhores do Rio Grande do Sul. Ressalta, porém, não bastar apenas instalar as câmeras para se ter bons resultados, e sim que se use critérios técnicos para a colocação.
Entretanto, mesmo com os bons números, o pedido é que as pessoas sigam atentas e a comunidade continue investindo em segurança nas suas residências, além de dar mais atenção ao trânsito, motivador de grande parte das ocorrências.