A cidade de Westfália retomou o projeto de segurança voltado às escolas nesta semana. O projeto garante a integridade e o bem-estar dos estudantes e profissionais. Os guardas, devidamente identificados, atuam diariamente, em horário escolar, no monitoramento do entorno dos educandários, além dos acessos pelos portões.
Os serviços, prestados pela empresa R Adriano Fonseca, são realizados na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Bandeirantes, de Linha Frank; na EMEF Olavo Bilac, de Linha Berlim; na EMEF Rio Branco, de Linha Paissandu; e EMEF Vila Schmidt, do Centro. Os quatro educandários fazem parte da rede municipal de ensino. A Escola de Educação Infantil (EEI) Mônica, localizada no Bairro Germânia, também é atendida pelo serviço.
A retomada do projeto atende a um pedido da comunidade escolar, levando em consideração o resultado da iniciativa em 2023. “A segurança de nossas crianças será sempre nossa maior prioridade. Com a reedição desse projeto, seguimos proporcionando um ambiente seguro e acolhedor não só aos estudantes, mas também aos profissionais que estão nestes espaços todos os dias”, considera o prefeito de Westfália, Joacir Antônio Docena.
Além de monitorarem o entorno e o acesso às escolas, os guardas estão à disposição para auxiliarem na travessia de vias públicas quando necessário, controlando o trânsito e garantindo a integridade das crianças e jovens. “A atuação destes guardas nas imediações dos educandários reflete, também, na organização dos alunos”, complementa o chefe do Poder Executivo, acrescentando que, hoje, Westfália é modelo também no que se refere a ambiente escolar seguro.