O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) divulga alerta de chuvas para o Rio Grande do Sul neste domingo (23/6). A chuva atingirá grande parte do estado e tende a se intensificar ao logo do dia. Até amnhã, dia 24 de junho, os acumulados, principalmente no centro-norte do estado, devem atingir volumes em torno de 60 a 70mm, se estendendo até o sul e oeste de SC.
A partir de segunda-feira (24/6), há prognóstico regional de risco moderado para a Serra Gaúcha, Região Serrana Catarinense, Grande Florianópolis e Litoral Sul Catarinense, situação esta que pode ser mantida até quarta-feira (25/6). Há possibilidade de deslizamentos pontuais em áreas urbanas, reativação de processos recentemente deflagrados, além de eventuais quedas de barreiras às margens de estradas e rodovias.
Risco hidrológico
A atenção hoje ainda se mantém para o RS, em função dos níveis hidrométricos no estado. A chuva dos últimos dias ocasionou elevação dos níveis em várias bacias hidrográficas, que no momento se encontram estabilizadas ou em vazante suave (Caí, Taquari, Sinos, Jacuí). A Bacia do Uruguai se elevou à jusante, transbordou em São Borja e está iniciando processo de estabilização. Portanto, mantemos a atenção em São Borja, Itaqui e Uruguaiana devido ao deslocamento da onda de cheia. O Lago Guaíba em Porto Alegre está estável há 3 dias, mantendo o nível de 3,21 metros, às 08h de hoje, segundo dados da CPRM/ANA. Considerando a previsão meteorológica e as condições das bacias descritas acima, a tendência é de gradual normalização nos próximos dias.