Ícone do site Folha Popular

Alunos conhecem Sala de Situação de Estrela

Crédito: Divulgação/AI Estrala

Nesta quinta-feira (27/6), alunos do Colégio Martin Luther visitaram a Sala da Situação de Estrela, o centro de monitoramento que está instalado junto à Defesa Civil municipal. O local visa dar apoio aos momentos de crise onde equipes de segurança e sociais precisam interceder na gestão das crises de emergências.

A visita teve como objetivo esclarecer junto aos estudantes do 5º, 6º e 8º anos dúvidas trazidas pelos mesmos e passar informações detalhadas sobre o trabalho da Defesa Civil e os sistemas de monitoramento hidrometeorológico. Os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre as tecnologias empregadas no monitoramento dos níveis do rio e das condições meteorológicas, fundamentais para prever enchentes e outros desastres naturais, como até mesmo os períodos de estiagem.

Através da fala dos profissionais, os alunos puderam ter uma ideia mais didática de como é feito o monitoramento da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari, e deste em Estrela. Experiências foram relatadas e a importância da prevenção e da rápida resposta às situações de risco foram detalhadas.

 “Estes momentos de interação e integração entre a população e as equipes de trabalho são importantes dentro do processo de sanar dúvidas referentes a temas como cotas de inundação e outros alertas e procedimentos que são tomados. Eram coisas que talvez até pouco tempo atrás eram mais raras, mas que por tudo que vem ocorrendo se tornaram mais comuns e necessárias serem esclarecidas”, destaca o coordenador da Defesa Civil, Lindomar de Freitas.    

Mais visitas

Visitas de outras turmas e demais escolas devem ocorrer mais rotineiramente a partir de então no desenvolvimento do projeto que visa estes esclarecimentos e a aproximação da população para com os serviços prestados. Agendamentos podem ser realizados pelo telefone 3981-1174 ou 99876-1430.

Vale destacar que a Sala da Situação de Estrela é um projeto inovador que visa aumentar a segurança e a preparação da comunidade frente a eventos climáticos e hidrológicos. A mesma vem sendo equipada com novos aparelhos, e inclusive já está em funcionamento, em fase de testes, um novo sistema de monitoramento do Rio Taquari, que caso seja aprovado será ampliado, trazendo informações ainda mais exatas, pontuais e momentâneas.

Sair da versão mobile