Com cinco anos de incentivo à arte e à música, a Orquestra Gustavo Adolfo Univates apresenta a 3ª edição do Concerto de Inverno 2024 no dia 11 de julho, no Teatro Univates. E neste ano não poderia ser diferente, o espetáculo “Retratos” celebra os 200 anos de imigração alemã no Brasil.
O maestro regente da Orquestra é o teutoniense Astor Jair Dalferth que, desde 1989 está à frente da Orquestra de Teutônia e atualmente também da Orquestra Gustavo Adolfo Univates.
Astor reforça que o repertório a ser apresentado no dia é completo e composto pela apresentação da orquestra, encenação e dança. É para todas as pessoas que apreciam ou que queiram ter a experiência do contato direto com a arte em vários sentidos
A Orquestra Gustavo Adolfo Univates é composta por 48 músicos de cidades como Lajeado, Estrela, Teutônia, Colinas e Imigrante. Os instrumentistas estarão acompanhados de cantores e bailarinos para realizar uma apresentação ímpar.
“ Formação dela é a mais sinfônica do Vale do Taquari, pois tem em torno de 20 cordas, além de clarinetes, flautas, trompetes, trombone, é bem completa.”, explica o maestro.
O momento busca levar um pouco de calor e aconchego que só a arte promove, especialmente em momentos difíceis. O espetáculo tem início às 20 horas e o público poderá apreciar um repertório de músicas populares alemãs e de obras renomadas e clássicas de compositores como Mozart, Bach e Beethoven.
Projeto Orquestra Filarmônica 2030
A parceria entre O Colégio Sinodal Gustavo Adolfo e a Univates é para os próximos anos. Para 2030, há o planejamento de um Orquestra Filarmônica. Ou seja, uma orquestra mantida por entidades privadas, porém, contendo a mesma distribuição instrumental de uma orquestra sinfônica
“Já estamos fatiando este grande projeto em etapas. Cada ano contempla uma etapa. Este ano é o ano das cordas. Vai se estender, vai seguir adiante com a aprovação do projeto da Lei Ruanet e aquisição de instrumentos. Estamos em fase de captação de recursos. Agora em julho já dedemos movimentar o projeto.” explica o maestro.
Em 2025 é a vez das madeiras. E segundo o maestro, o Vale do Taquari carece de instrumentistas que toquem oboé, fagote e clarone e clarinete.
“São paradigmas que a gente vai ter que quebrar, buscando instrumentistas em outras cidades para iniciar a profissionalização de instrumentistas. E assim, ano a ano será contemplado um naipe, uma família, para que em 2030 tenhamos uma orquestra completa”, celebra, Astor.
Serão em torno de 80 músicos que farão parte deste projeto inovador que o Vale do Taquari merece.
Concerto de Inverno 2024 – Retratos
O espetáculo programado para as 20h da quinta-feira, 11 de julho, tem caráter solidário. Na retirada dos ingressos é sugerida a doação de materiais escolares que serão doados para mais de 9 mil estudantes atingidos pelas cheias no Vale do Taquari.
Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na Biblioteca Univates, na Av. Avelino Talini, 171, no Centro Cultural Univates. O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h ao meio-dia. Há limite de quatro ingressos por CPF.
Mais informações sobre o Concerto de Inverno podem ser obtidas com o Núcleo de Cultura, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5946, ou pelo e-mail bilheteria@univates.br.