Fazenda Vilanova realiza a 25ª edição da Festa de São Cristóvão, padroeiro do município e alusiva ao dia do colono e do motorista, que ocorre no dia 21 de julho com cronograma especial, destacando a procissão motorizada pelas principais ruas de Fazenda Vilanova.
A programação tem início às 9h30 com missa ministrada pelo padre Antônio Hochscheidt Becker, na capela da Comunidade São Cristóvão. Em seguida, inicia a procissão. Na avenida Rio Grande do Sul, em frente ao monumento de São Cristóvão, ocorre a bênção dos veículos. Ao meio-dia, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Pousada dos Tropeiros, será servido almoço, com churrasco servido nas mesas. E, às 14h, tem início a reunião dançante, com apresentação da Banda Kamarillia, sem a cobrança de ingresso.
O prefeito de Fazenda Vilanova, Amarildo Luis da Silva, ressalta a importância do evento. “A Festa de São Cristóvão não evidencia somente a religiosidade, mas também a cultura e o turismo do nosso município. Sem esquecer de que enaltece duas profissões de suma importância para o desenvolvimento do município, estado e nação: o colono e o motorista”, afirma.
São Cristóvão foi oficializado padroeiro do município por meio da Lei Municipal 35/1997, que institui os feriados municipais, dentre eles o Dia de São Cristóvão, no dia 25 de julho. Por meio da Lei Municipal 1460/2014, a instituição da data e a oficialização do São Cristóvão como padroeiro foi novamente consolidada.
Saiba mais
A Comunidade Católica São Cristóvão, de Fazenda Vilanova, integra a Paróquia Sagrada Família, de Bom Retiro do Sul, e teve início nos meados de 1994 e 1995, quando realizavam encontros da localidade de Conceição e, posteriormente, no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Edgar da Rosa Cardoso. Em 14 de março de 1996, foram definidos os membros da pastoral e da comissão provisória para a construção da capela do município.
Em 29 de maio de 1997, a comunidade e a capela passaram a ser denominadas de São Cristóvão, por ser o padroeiro dos municípios e por Fazenda Vilona estar na rota de muitos motoristas. No mesmo ano é realizada a primeira edição da festividade, que aconteceu na localidade de Conceição e teve missa realizada em frente aos caminhões. Nos anos seguintes, a festa foi transferida para o Centro e se tornou uma das principais da região, atraindo fiéis não somente do município vilanovense, mas de outras localidades.
Desde então, a Festa ocorre de forma ininterrupta, com exceções dos dois anos da pandemia, quando somente ocorreu a benção dos veículos. As últimas edições tiveram uma média de 400 veículos e 700 almoços, mostrando a dimensão da celebração.