O teatro da Universidade do Vale do Taquari (Univates) retomou os eventos culturais após a cheia de maio, com o Concerto de Inverno da Orquestra Gustavo Adolfo Univates na noite de quinta-feira (11/7). O espetáculo “Retratos” celebrou o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil e atraiu a comunidade. O evento também teve caráter solidário, arrecadando materiais escolares que serão destinados para escolas municipais e estaduais.
A orquestra homenageou grandes compositores da música alemã, com um repertório que incluiu canções como “Heimatlos”, “Heimweh”, “Fang das Licht”, “Oh! Isabella” e “Tanz mit Andenken”. A noite também contou com a participação do Grupo de danças Folclóricas Alemãs de Estrela.
Durante o evento, o público pôde contribuir com doações de materiais escolares para escolas do Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo e Centro-Serra, atingidas pelas cheias de maio. A ação faz parte da campanha promovida pela Univates, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Ministério Público do Rio Grande do Sul, Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo, Lions Clube Santa Cruz do Sul Centro, Rotary Club Santa Cruz Avenida, Gazeta Grupo de Comunicações e Associação do Ministério Público do RS.
Paula Fassini, que fez parte do elenco do espetáculo interpretando uma mãe que via os filhos migrando para terras brasileiras, explica o sentimento em participar. “Foi muito gratificante poder homenagear os 200 anos da imigração alemã no Brasil. Nos dedicamos para poder entregar um verdadeiro espetáculo, com música, teatro e dança. Se apresentar foi emocionante”, destaca.
Bicentenário da Imigração Alemã
As primeiras colônias alemãs do Brasil foram estabelecidas no Rio Grande do Sul em 1824. Com o tempo, os imigrantes também se instalaram em estados como Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo. Eles trouxeram técnicas agrícolas, conhecimentos industriais e legados culturais.
Orquestra Gustavo Adolfo UnivatesFundada em 2019, a Orquestra Gustavo Adolfo Univates é fruto de uma parceria entre o Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo e a Univates. Sob a regência do maestro Astor Jair Dalferth, o grupo é composto por 45 músicos e vem se destacando por suas apresentações e contribuição para a cultura local.
Sobre a Orquestra Gustavo Adolfo Univates