Ícone do site Folha Popular

STR de Teutônia, Westfália e Poço das Antas realiza o evento “Sabores da Colônia”

Crédito: Letícia Echer

O bicentenário da imigração alemã no Rio Grande do Sul é celebrado nesta quinta-feira, 25 de julho. Também nesta data é comemorado o Dia do Colono. Celebra-se, ainda, o Dia da Juventude Rural, em 15 de julho e, por fim, o Dia do Agricultor, em 28 de julho. Para festejar as datas, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Teutônia, Westfália e Poço das Antas realiza o “Sabores da Colônia”.

Durante esta semana, serão servidas mais de 700 refeições à comunidade. A programação integra almoços e cafés da tarde. Nesta quarta-feira (24/7), o cardápio apresenta lentilha e bolinhos de batata e carne. Às 15h e às 18h será servido o café colonial, formado por torresmo, salame, queijo, pães de milho e rosca.

Já na quinta (25/7) será servido chucrute, salsichão e batata frita. Para concluir, o almoço de sexta-feira (26/7) será formado de carne de porco, aipim e acompanhamentos. Todas as refeições fazem referência a tradições e culturas rurais, além de pratos típicos alemães.

A Feira do Produtor ocorrerá em paralelo ao evento, nesta quinta-feira.

O evento ainda engloba uma exposição de objetos simbólicos para a história e a cultura. “Tem objetos expostos no salão da agricultura que os nossos agricultores trouxeram, as nossas vovós trouxeram: bíblias, máquina de costura antiga, bules e vários objetos do nosso meio rural”, afirma a presidente do sindicato, Liane Brackmann.

O sindicato funciona normalmente durante a semana de comemoração, com exceção do serviço em Poço das Antas, na quinta-feira.

Década da Agricultura Familiar

Entre 2019 e 2028 ocorre a Década da Agricultura Familiar. O marco foi estabelecido em uma sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em 2017. A proposta visa o reconhecimento da agricultura familiar para o fim da fome e da pobreza rural.

O evento do STR também busca a valorização do trabalho de pequenos produtores e suas famílias. A presidente Liane destaca a valorização da produção local, que compõe as refeições servidas durante esta semana. Os pratos e cafés coloniais são compostos pela produção dos feirantes e agricultores da região de abrangência do sindicato.

Liane também frisa a importância desse serviço. “Hoje o mundo é alimentado pela agricultura familiar. Nós temos que desenvolver ações e mostrar essa grandeza, que produz o alimento de cada dia para nosso povo”, diz.

Sair da versão mobile