A queijaria Dorf, da Linha São Jacó, no interior de Teutônia, obteve a concessão do primeiro Selo ARTE pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O reconhecimento ressalta a excelência e autenticidade dos produtos regionais, atestando a qualidade do produto, desde a origem, até a mesa do consumidor, garantindo rastreabilidade da cadeia de produção.
O selo foi criado visando comprovar que o produto artesanal atende às boas práticas de fabricação. Servindo como uma oportunidade de expansão das atividades comerciais para outros estados, além de possibilitar que os consumidores tenham garantia de qualidade.
A marcação auxilia na promoção de adequações no processo de fiscalização dos produtos de origem animal, permitindo a comercialização em todo o território brasileiro e estimulando a sucessão dos agronegócios e manutenção das famílias na área rural.
Para ser considerado artesanal, o produto necessita estar legalizado junto à inspeção; a matéria-prima deve ser de produção própria ou de origem determinada, com o proprietário possuindo o domínio completo das etapas de fabricação e ter vínculo histórico com a região onde é produzido.