Criada em 1971, a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) de Lajeado celebra o Mês da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla com uma programação voltada a toda a comunidade da região. A entidade programa três painéis com especialistas na área nos dias 5, 12 e 19 de agosto.
Todos os anos a instituição promove atividades para lembrar a data e, em 2024, o tema é “Nossa história: quem somos e o que fazemos”. O tema é definido pela Federação Nacional das Apaes. A ideia de realizar um mês inteiro de atividades visa contribuir para a conscientização da sociedade para a questão da deficiência intelectual e múltipla.
Os encontros abordarão mercado de trabalho, escola especial, intervenção na saúde e atendimentos clínicos. Todos os momentos serão no Salão de Eventos da instituição, no turno da noite.
A coordenadora pedagógica da Apae Lajeado, Tamara Dresch, afirma que, além de ser uma entidade de ensino, a associação também é um espaço que traz informação, conhecimento, esclarecimento, “e fortalece, muitas vezes, as famílias que estão em casa e têm uma pessoa com deficiência no seu convívio. É preciso mostrar esse lado que dá certo, do espaço que acolhe, que traz informações”, salienta.
Neste sentido, foi pensada uma jornada técnica com assuntos amplos que circundam todos os cuidados e atendimentos prestados à pessoa com deficiência. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site www.e-inscricao.com/apaelajeado/paines-de-debates. É possível se inscrever em alguns ou todos os dias de painéis.
Mercado de trabalho
O primeiro painel, no dia 5 de agosto, vai abordar a inserção do mercado de trabalho. Será uma noite com um olhar do nascimento da pessoa com deficiência até a inclusão no mercado de trabalho, um direito da pessoa com deficiência, com uma passagem pela escola de educação especial. A maioria das Apaes tem esse local.
A abertura do Mês da Pessoa com Deficiência terá a presença da médica clínica geral da Apae Lajeado, Sandra Helen Chiari Cabral, e da professora Mariana Luísa Becker.
Um dos pontos altos da noite será a fala do auditor-fiscal do Trabalho do Rio Grande do Sul, Rafael Faria Giguer. Rafael tem grande experiência e trabalha na linha de frente na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
Tamara chama atenção para a lei de cotas nas empresas. Será um momento para que as próprias empresas esclareçam as suas dúvidas e vejam que a contratação de uma pessoa com deficiência é uma oportunidade.
Olhar terapêutico
No dia 12 de agosto, profissionais de diferentes áreas que já atuaram na Apae trarão um olhar terapêutico no acolhimento e atendimento dos usuários. Dentre os painelistas estarão a fisioterapeuta Bárbara Passos de Sá e a idealizadora e coordenadora técnica da Clínica Sinergia e também da Clínica Pé com Pé, Cristiane Luísa Schneider. Junta-se ao painel a fisioterapeuta e equoterapeuta Deisiré Eckert, coordenadora do Centro de Equoterapia Vida, de Cruzeiro do Sul, e da Plena Espaço de Saúde, de Lajeado.
Pratas da casa
No dia 19 de agosto será a vez de dar a palavra aos próprios profissionais atuantes da instituição. Será um momento de trocas de saberes e experiências com o psicopedagogo da Apae Lajeado, Ezequiel da Silva Marques Júnior. Ezequiel tem especialidade em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Educação Especial, e falará sobre a atuação na instituição.
Na mesma noite, a fonoaudióloga Vitória Sant’Anna abordará a importância da especialização no atendimento aos usuários. Por fim, a fisioterapeuta Sabina Catto falará sobre a Fisioterapia Neurofuncional.
Em todo o mês de agosto serão realizadas as atividades internas da Escola de Educação Especial Bem-Me-Quer, com alunos, usuários do Grupo de Convivência. Além disso, haverá o evento “Apae Aberta” para a comunidade, com a venda de chá comercial. O lucro será revertido para a instituição.
Programação interna
A programação interna ocorrerá dos dias 26 a 30 de agosto. No dia 26 os estudantes terão jogos em diferentes espaços. No dia 27 ocorre, em Venâncio Aires, o 18º Encontro Regional das Apaes do 8º Conselho, na Sede Campestre da Apae de Venâncio. No dia 28, quarta-feira, haverá brincadeiras, e no dia 29, será realizado um Show de Talentos interno. Na sexta-feira, dia 30, o encerramento com a Balada da Apae.