A categoria Infanto da Juventus participou de forma inédita da Copa Minas Sub-17 entre os dias 1º e 4 de agosto. A competição contou com oito equipes na disputa – Flamengo e Fluminense do Rio de Janeiro, Mackenzie, Olympico Club, Minas Tênis Clube “A” e Minas Tênis Clube “B”, de Minas Gerais, Círculo Militar do Paraná e a Juventus, representando o Rio Grande do Sul.
Logo após chegarem em solo mineiro, as atletas disputaram amistosos contra Minas e Fluminense. O objetivo era “soltar” as meninas depois da longa viagem.
Na sexta-feira (2/8), a Juventus enfrentou Minas “A”, Flamengo e Olympico pela primeira fase da competição. Nos primeiros dois jogos, a equipe teutoniense perdeu para o Minas “A” e Flamengo. No terceiro jogo do dia, vitória da Juventus contra o Olympico de virada: 2 sets a 1.
As atletas Antonela Silva Schmitt e Rafaela Dummel receberam premiações individuais representando a Juventus. Antonela recebeu o Troféu Destaque – Madrinha do Torneio. Cada equipe teve uma atleta premiada na abertura do evento. Já Rafaela recebeu o prêmio de Melhor da Partida no confronto contra o Olympico de Minas Gerais.
O diretor de voleibol, Augusto Ruhrwiem, ressalta que o objetivo da entidade não era buscar o título, mesmo antes de conhecer as equipes. “Já imaginávamos desde o convite para participar que seria ‘pedreira’ lá. Fomos com o intuito de desenvolver e ajudar no crescimento das atletas de forma individual, como equipe e como clube. Ao competir com equipes de alto nível, algumas das maiores do Brasil, testamos nossas fraquezas, mas, principalmente, até onde podemos chegar”, conta.
Os dias de jogos fizeram isso, especialmente no sentido de tirar mais de cada um. “Competições como essas fazem a equipe crescer dentro e fora de quadra. Sem contar a experiência das atletas, começando por viajar de avião, conhecer outro estado, algumas ficaram em casa de atletas do Minas, outras no pensionato. A equipe cresceu muito e isso fará diferença nas demais competições do ano”, avalia.
Como clube, a Juventus abriu uma grande porta após conhecer um dos maiores clubes do Brasil, com 80 mil sócios, uma estrutura gigantesca e com profissionais capacitados. “Além de jogar, nós alinhamos parcerias que trarão frutos lá na frente. Além de um convite, ainda informal, para voltar em 2025, outros assuntos foram tratados entre os coordenadores dos dois clubes. Assuntos que, se tiverem sequência, darão ainda mais força ao trabalho realizado aqui em Teutônia”, destaca.
Vallentina estará no Mundial mais um ano
Na noite de sábado (3/8), a atleta Vallentina Biondo Röhsig foi aprovada para compor o elenco da Seleção Brasileira Sub-17 por mais um ano, e disputará o Mundial a partir do dia 17 de agosto no Peru. A equipe comandada pela campeã olímpica Fofão está em reta final de preparação. Nesta semana, a delegação retorna ao Centro de Desenvolvimento de Vôlei, em Saquarema, região dos Lagos, no Rio de Janeiro. Três amistosos contra a Seleção da China estão previstos antes da ida ao Mundial.
A previsão para o embarque da delegação brasileira para o Mundial no Peru é no dia 15 de agosto. O Brasil está no Grupo A, ao lado de Peru, República Dominicana e Canadá.
Jogos da primeira fase
17/8 – 11h30 – Brasil x Peru
18/8 – 8h30 – Brasil x República Dominicana
19/8 – 8h30 – Brasil x Canadá