Ícone do site Folha Popular

Governo lança 47ª Expointer com foco na superação dos gaúchos

Crédito: Jürgen Mayrhofer / Secom

A 47ª Expointer foi lançada oficialmente nesta segunda-feira (12/8), em Porto Alegre. O evento deve ocorrer de 24 de agosto a 1º de setembro no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, e tem como slogan: Superar é da nossa natureza.

O lançamento contou com a presença do governador Eduardo Leite, de secretários estaduais, representantes de entidades copromotoras e autoridades. No momento, o público pode acompanhar nove animais que participarão da feira e são considerados as estrelas da Expointer: duas Braford (bovino de corte), uma Poll Dorset (ovino), uma Ile de France (ovino), uma Corriedale Preta (ovino), duas Holandesas (bovino de leite) e dois Crioulos (equídeo).

Para Leite, a realização da Expointer é um símbolo da resiliência do povo gaúcho. “Além da relevância econômica, há um efeito moral na percepção dos gaúchos sobre a reconstrução. Esse é mais um componente importante para que façamos uma grande feira. Essa edição mostra que a superação faz parte da nossa natureza”, afirma.

Os nove dias de feira devem englobar uma programação de competições e julgamentos de animais, bem como de comércio e lazer, demonstrando a qualidade da produção gaúcha, tecnologia, inovação e as práticas sustentáveis que aumentam a produtividade. Neste ano, a Expointer contará com 3.458 animais de argola. A categoria de animais rústicos teve um incremento de 69% no número de inscritos, totalizando 1.344.

Programação

A Expointer contará com o Festival Sou do Sul, de 24 a 26 de agosto, às 21h, na pista coberta da ABCCC, com um espetáculo de cerca de duas horas e meia de duração, apresentando nomes da cultura gaúcha e um show nacional. O acesso é gratuito para visitantes, com limite de 10 mil pessoas.

O festival contará com apresentações de Luiza Barbosa, Elton Saldanha, Guri de Uruguaiana, Shana Müller, Renato Borghetti e mais de 30 artistas gaúchos, além de Luísa Sonza e das duplas Maiara & Maraisa e Fernando & Sorocaba. 

Agricultura Familiar

O Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF), celebrará 25 anos da realização da primeira Feira da Agricultura Familiar, terá recorde de participantes. Serão 413 empreendimentos de 181 municípios ocupando o espaço, 41 expositores a mais do que na edição de 2023, que teve 372.

Também cresceram os números de empreendimentos liderados por mulheres (216 este ano e 148 em 2023) e por jovens (125 em 2024 e 87 no ano passado). O PAF contará ainda com 73 estreantes na Expointer.

O PAF é organizado por uma comissão que tem a seguinte composição: Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar), Fetag/RS, Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf/RS), Via Campesina e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Ingressos

Os ingressos custam R$ 18, com meia-entrada para pessoas acima de 60 anos, estudantes e pessoas com deficiência. Crianças de até seis anos, acompanhadas dos pais ou responsáveis, não pagam. O estacionamento para veículos custa R$ 46.

Sair da versão mobile