Neste domingo (18/8), o CTG Rincão das Coxilhas, localizado no Bairro Languiru, promove Rodeio Artístico, a partir das 8h. O encontro tem como objetivo integrar a comunidade tradicionalista de Teutônia às demais comunidades das cidades próximas, e é destinado às invernadas do CTG e dos outros centros. A programação conta com a inscrição de 28 grupos. O evento abre a programação dos festejos farroupilhas, comemorados em setembro.
A ideia de um rodeio artístico surgiu em 2022, quando foi realizado um rodeio regional, mobilizando inúmeros participantes de outro centros. O patrão do CTG, Fernando Mariga, comenta que a realização do primeiro evento ultrapassou as expectativas do grupo organizador.
Neste ano, a proposta é receber e acolher pessoas de diferentes localidades do estado em torno de um só objetivo: celebrar a cultura gaúcha.
O Rodeio Artístico de Teutônia tem, em sua programação, atividades voltadas para as invernadas. Porém, a comunidade poderá prestigiar o momento. “São invernadas que vêm de fora para se apresentar, terá jurados. Vai ser um evento bem bonito”, destaca a vice-patroa do CTG, Solange Bagestão Eidelwein.
Cidades do Vale do Taquari, Caí e Serra estarão representadas, e a estimativa é que cerca de 800 pessoas participem e também circulem pela cidade. “Muitas entidades já solicitaram espaço, vão campar no pátio do CTG, fazer churrasco, movimentar todo o entorno no domingo. É isso que a gente quer, mostrar que a gente existe”, enfatiza Mariga.
É um momento de fomentar a cultura gaúcha dentro de Teutônia, a exemplo do Rodeio Regional de 2022, onde os participantes apresentaram as danças dentro do Ginásio da APDL. O grupo já projeta o evento para 2025, buscando demonstrar a importância do tradicionalismo na sociedade.
Os rodeios artísticos envolvem inúmeras atividades, como declamação, chula, apresentações de gaita e violão. Porém, por ser o primeiro desta modalidade na cidade, o CTG Rincão das Coxilhas contará apenas com apresentações de danças tradicionais. Para os próximos eventos, o intuito é envolver cada vez mais a comunidade e todas as formas da cultura gaúcha.