No dia 1º de setembro, será inaugurada a Capela situada no Complexo Cristo Protetor, no município de Encantado, no Vale do Taquari, em homenagem a São João Batista Scalabrini, figura central na história da Igreja Católica. Scalabrini foi um bispo italiano conhecido como o “Pai dos Migrantes”, dedicado à causa dos imigrantes e refugiados, e foi canonizado em 2022.
A inauguração da Capela será marcada por uma missa especial, que também comemora os 120 anos da passagem de Scalabrini por Encantado. A celebração será conduzida pelo padre Alexandre Biolchi, Superior Regional da Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes (RNSMM). Durante a cerimônia, o padre Biolchi colocará junto ao altar, um relicário (vindo da Itália) com fragmentos dos restos mortais de São João Batista Scalabrini, que ficará permanentemente exposto na Capela (que levará o nome do Santo), e também dará sua bênção ao novo espaço sagrado.
Também, ao lado do relicário, estará em exibição, um pequeno pedaço retirado da mão direita do Cristo Protetor, pesando 5 kg. Esta peça foi abençoada pelo Papa Francisco em agosto de 2023, durante uma cerimônia no Vaticano, e agora faz parte desse novo espaço religioso.
Segundo o padre Biolchi, quando a construção de uma igreja ou capela chega ao fim, a celebração que marca a vida dela e o início de suas atividades, tem o nome de “dedicação”, que pode ser traduzida como consagração, sagração ou inauguração. ‘’O termo correto e liturgicamente mais usado é “dedicação”, ou seja, toda igreja é dedicada por excelência à Santíssima Trindade. Na dedicação da igreja, o rito consiste na aspersão da água benta, as unções do altar e das paredes da edificação, a incensação, a entronização das imagens e relíquias, e claro, a celebração da Eucaristia a Santa Missa’’, explicou o padre.
A missa terá início às 9h da manhã, com acesso gratuito, e espera-se a presença de fiéis e devotos para celebrar este momento histórico para a comunidade de Encantado e toda a região.