Para ampliar o acesso ao Ensino Superior, a Univates volta a oferecer vagas para interessados em aderir ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O programa do Ministério da Educação (MEC) financia cursos superiores não gratuitos e possibilita ao estudante pagar uma parcela mensal com valor reduzido e, após a conclusão do curso, realizar a amortização do saldo devedor do financiamento de acordo com sua realidade financeira.
O sistema de Seleção do Fies (Fies Seleção) é de responsabilidade do governo federal, os candidatos devem estar atentos aos prazos e critérios estipulados pelo programa. A Univates ofertará vagas para todos os cursos de graduação presenciais, exceto Medicina. Podem participar candidatos interessados em ingressar na Universidade e estudantes regulares da Instituição, devendo aqueles que já contam com algum financiamento entrar em contato pelo telefone: (51) 3714-7000, ramais 5307 (Credivates) ou 5467, ou pelo e-mail creditos@univates.br para esclarecer dúvidas e analisar a viabilidade de adesão.
Inscrições
As inscrições para o Fies devem ser realizadas de 22 a 27 de agosto, exclusivamente pelo site. O resultado será publicado no dia 9 de setembro. A convocação da lista de espera será realizada de 16 de setembro a 29 de outubro.
Clique aqui para ler o edital 2024B do Fies.
Quem pode participar
- Candidato que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 até a edição de 2023, com nota válida e média igual ou superior a 450 pontos, e que não tenha zerado a prova de redação. Não serão válidas as notas de candidatos que tenham participado do Enem como “treineiro”.
- Candidato que possua renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.
Serão reservadas 50% das vagas para candidatos que possuam renda familiar per capita de até meio salário mínimo inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo federal – CadÚnico. O candidato que estiver apto será identificado automaticamente no sistema do Fies, a partir de seu CPF e da situação cadastrada no CadÚnico em 11 de maio de 2024. Neste caso, o candidato poderá solicitar a contratação de financiamento de até 100% dos encargos educacionais cobrados pela Instituição de Ensino Superior (IES).