Ícone do site Folha Popular

Projeto “Sensibilizando com as Diferenças” promove inclusão na comunidade escolar no CNEC Teutônia

Visita dos estudantes à Apae / Crédito: Divulgação

A 1ª série do Ensino Médio do Colégio Cenecista General Canabarro, sob a orientação da professora Soeli Claudete Klein, na disciplina de Práticas de Leitura e Escrita, está realizando um projeto impactante e educativo intitulado “Sensibilizando com as Diferenças”. A iniciativa surgiu durante uma das aulas em que se discutia a importância da inclusão e está alinhada com a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que, em 2024, ocorre de 21 a 28 de agosto.

O projeto tem como objetivo conscientizar a comunidade escolar CNEC Teutônia sobre a inclusão e o apoio às pessoas com deficiência. Para isso, os alunos estão participando de ações interativas e informativas, proporcionando uma vivência mais próxima das dificuldades enfrentadas por esta parcela da sociedade. Durante momentos programados, os estudantes têm a oportunidade de utilizar cadeiras de rodas, muletas ou bengalas, experimentando dificuldades de locomoção.

Além de atividades práticas, o projeto inclui diálogos, visita e uma exposição que aborda diferentes aspectos das deficiências. Na quarta-feira, 21 de agosto, a neuropsicopedagoga Tainá Quint ministrou uma palestra sobre Deficiências Intelectuais (DIs), na qual discutiu temas como a detecção e o reconhecimento de uma DI, os estímulos que podem auxiliar no desenvolvimento dessas pessoas e formas de convivência e acolhimento mais inclusivas.

Outro ponto alto do projeto foi a visita à Apae, que superou as expectativas dos alunos. Eles ficaram impressionados com a excelente estrutura física, a organização dos espaços e a dedicação dos profissionais especializados que atuam na instituição. A recepção calorosa dos alunos e da equipe da Apae deixou uma marca profunda nos estudantes, reforçando a importância da empatia e da inclusão.

Alunos vivenciam dificuldades de pessoas com deficiência / Crédito: Divulgação

A classe também está envolvida na criação e exposição de cartazes que demonstram diversos tipos de comprometimento da visão, como miopia, hipermetropia, astigmatismo, daltonismo e toxoplasmose ocular, ampliando o entendimento sobre as dificuldades enfrentadas por quem possui essas condições.

Contemplando a interdisciplinaridade, o professor Carlos Henrique Campos desenvolverá o assunto na disciplina de Projetos de Vida e a professora Ana Elisa Osterkamp Bloemker está trabalhando o vocabulário da temática nas suas aulas de alemão.

Com todas estas ações, o projeto “Sensibilizando com as Diferenças” se tornou uma importante iniciativa de conscientização dentro do Colégio Cenecista General Canabarro. “Acredito que contribuímos para a formação de cidadãos mais empáticos e conscientes sobre a importância da inclusão e do respeito às diferenças”, avaliou a professora Soeli.

Sair da versão mobile