De maneira inédita na França, os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 iniciam nesta quarta-feira (28/8), às 15h, com a tradicional cerimônia de abertura. Assim como nos Jogos Olímpicos, a abertura também ocorre fora de um estádio, com os atletas desfilando pela Avenida Champs-Élysées em direção à Praça La Concorde. O início dos jogos contará com 150 bailarinos, sendo 20 contendo algum tipo de deficiência.
A chama paralímpica foi acesa no sábado (24/8), pela primeira vez desde 2012, em Stoke Mandeville, cidade inglesa berço da competição, que surgiu em 1948.
Com o tema voltado para a inclusão, a Paraolimpíada deste ano tem 4.440 atletas de 185 Comitês Paralímpicos Nacionais, que devem competir nos 11 dias de atividades – de 28 de agosto a 8 de setembro – em 549 eventos das 22 modalidades praticadas em 18 localidades francesas.
O evento inclui atletas que se enquadram em uma das seguintes categorias de deficiência: Física, como amputações, paralisia cerebral, lesões na medula espinhal e outras que afetam a mobilidade ou a coordenação; Visual, para cegos ou atletas com visão limitada; Intelectual, para os que contam com limitações significativas, tanto no funcionamento intelectual quanto no comportamento adaptativo; e Les Autres, categoria que contém atletas que não se enquadram nas outras divisões, como acondroplasia (tipo mais comum de nanismo) ou outras deficiências que causam desvantagens esportivas.
Cada modalidade paralímpica tem suas próprias classificações, com base na natureza e no grau de dificuldade dos atletas, para garantir uma disputa justa e com resultados sendo obtidos pela habilidade e não pela deficiência.