Ícone do site Folha Popular

Mercado de trabalho rodoviário demanda profissionais qualificados

Sest Senat também realizou Feirão de Empregos em agosto / Crédito: Luciano Fontana

No meio rodoviário, a qualificação é indispensável. Em razão disso, o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) disponibilizam cursos gratuitos, formações e capacitações para os profissionais da área. Em Lajeado, há a oferta de cursos gratuitos para qualificação com oito temáticas principais: Saúde, Gestão de Negócios, Segurança, Logística, Tecnologia, Transporte, Desenvolvimento Emocional e Social e Meio Ambiente.

As formações são disponibilizadas de forma presencial nas unidades operacionais da empresa, em aulas virtuais com transmissões ao vivo e Ensino a Distância (EaD). “Motoristas capacitados são necessários. Tanto a mulher quanto o homem que querem buscar um ganho de produtividade dentro da operação de motorista devem se capacitar, e o Sest/Senat está aí para isso”, destaca Luciano Fontana, gerente operacional da unidade. Ele também ressalta que o Vale do Taquari é uma região pujante no ramo de transportes, com uma grande procura por profissionais.

Também há uma grande oportunidade para o público feminino no mercado de trabalho logístico. Mesmo que o percentual de mulheres no ramo ainda seja baixo, as empresas possuem estrutura e requisitos para o trabalho feminino.

De acordo com o gerente, a procura de empresas por motoristas mulheres se apresenta em grande demanda, em razão do cuidado com os equipamentos e contato com os clientes. “Estamos buscando mulheres porque a área de transporte é para todos; tudo é para todos”, diz.

Também há oportunidades para os jovens entre 14 e 24 anos, pela modalidade Jovem Aprendiz. É uma chance de entrar no mercado de trabalho e se desenvolver profissionalmente para quem ainda cursa o Ensino Médio.

Entre outras ações dos serviços, em 2023 um programa da associação forneceu 20 mil carteiras de habilitação (CNHs) para motoristas interessados. Em 2024, teve início o serviço junto aos CFCs, com o objetivo de formar mais motoristas.

Acesse os cursos:

https://digital.sestsenat.org.br/cursos

Sair da versão mobile