Ícone do site Folha Popular

Propriedades com robôs Lely são premiadas como referência leiteira

Proprietário da Cabanha DS comemoram conquista no estande da Milkparts / Crédito: Alessandra Fachi - Divulgação

São das cidades de Coqueiros do Sul e Vila Lângaro as propriedades vencedoras do 3º Prêmio Referência Leiteira. A Granja Zambiasi se destacou como Propriedade Referência em Produção de Leite nos sistemas à base de pasto. Já a Cabanha DS, de Vila Lângaro, venceu entre as propriedades de semiconfinamento ou confinamento.

A Cabanha DS trabalha com dois robôs e tem 100 vacas em lactação, atualmente. Em outubro serão 3 anos de ordenha robotizada da fabricante holandesa Lely – fornecida pela Milkparts, de Westfália. Outro cliente da Milkparts / Lely Center ficou em segundo lugar na categoria: a Granja Baldasso, de Carlos Barbosa, com três robôs instalados há aproximadamente 2 anos.

Segundo a médica veterinária técnica, responsável técnica da Milkparts, Cristiana Terra, o diferencial das propriedades está no “comprometimento da família como um todo no dia a dia, gestão do rebanho, o sistema do software de gestão do robô ajuda a tomar a decisão mais rapidamente e evitar problemas, dieta ajustada por vaca, cuidados com a sanidade, entre outros”.

A empresa Milkparts participa da Expointer 2024, levando ferramentas tecnológicas para atender o setor pecuário. A empresa westfaliana surgiu em 1998 e tem parcerias internacionais como a Lely, empresa holandesa fabricante de robôs de ordenha e a Serap Plurinox, fabricante de tanques de leite. Na Expointer, a Milkparts leva um robô de ordenha e uma vaca de fibra acoplada ao robô para simular a ordenha.

O diretor Valdair Kliks considera a Expointer relevante para solidificar parcerias e prospectar novos clientes. “Ano passado a feira foi muito boa para nós, tanto é que estamos voltando. O nosso ponto de exposição na feira é estrategicamente muito bem localizado na parte central do Pavilhão do Gado Leiteiro, onde todos os produtores de leite circulam. É uma oportunidade dos produtores visitarem e conhecerem as tecnologias que temos à disposição” explica Kliks.

O extensionista da Emater e coordenador do Prêmio Referência Leiteira, Jaime Eduardo Ries, destaca que mesmo num cenário em que muitos desistem da atividade, o prêmio enaltece aqueles que permanecem produzindo com eficiência e se aprimorando cada vez mais. “São exemplos para os demais produtores. Eles desenvolvem experiências bem sucedidas, com grande potencial de replicação, podendo ser aproveitadas por outras propriedades”, assinala. Neste ano, 72 iniciativas disputaram a premiação, entre 50 inscritas em Propriedade Referência em Produção de Leite, e 22 em Cases de Sucesso. Os vencedores receberam notebook, certificado e troféu.

Vencedores do 3º Prêmio Referência Leiteira

Categoria: Propriedade Referência em Produção de Leite nos Sistemas à base de pasto

1º Lugar: Granja Zambiasi, de Coqueiros do Sul, fornecedora de leite da Cooperativa Central Gaúcha (CCGL).

2º Lugar: Agropecuária Trentin, de Cruzaltense, fornecedora de leite da Cooperativa Agroindustrial Alfa.

3º Lugar: Daniel Roque Faciochi, de Dois Lajeados, fornecedor de leite da Cooperativa Santa Clara.

Categoria: Propriedade Referência em Produção de Leite nos Sistemas de semiconfinamento ou confinamento

1º Lugar: Cabanha DS, de Vila Lângaro, fornecedora de leite da Unibom Indústria de Alimentos.

2º Lugar: Granja Baldasso, de Carlos Barbosa, fornecedora de leite da Cooperativa Santa Clara.

3º Lugar: Breunig Agricultura e Pecuária, de Condor, fornecedora de leite do Laticínios Heja.

A revelação aconteceu na quinta-feira (29/8), quando também foram anunciados os vencedores nas categorias de Cases de Sucessos: Inovação para a Fazenda Trevisan; Gestão da Atividade Leiteira, empataram, a Agropecuária Nova Esperança e a Granja Margarida; Sustentabilidade Ambiental para a Pastoreio Agropecuária; Bem-Estar Animal para a Granja Grespan; Protagonismo Feminino para a Granja Santo Antônio e Sucessão Familiar para a Agropecuária Zambiasi.

Sair da versão mobile