Ícone do site Folha Popular

18ª Feira do Livro de Lajeado contou com 5,5 mil exemplares comercializados e 10 mil visitantes

Crédito: Divulgação

O Serviço Social do Comércio (Sesc) promoveu, em conjunto com quatro livrarias da cidade, a 18ª Feira do Livro do município de Lajeado, iniciada na quarta-feira (28/8), foi encerrada no domingo (1º/9). No total, 10 mil pessoas, entre alunos de escolas lajeadenses e público em geral, estiveram presentes no evento e cerca de 5,5 mil exemplares foram comercializados.

As exposições foram apresentadas, pela primeira vez, na Avenida Piraí, no Bairro São Cristóvão. Tradicionalmente a realização da feira ocorria na Praça Municipal de Lajeado que, por conta das cheias, ficou sem a infraestrutura necessária para receber o evento.

Durante os cinco dias de exposições, com atividades diárias e simultâneas em duas partes diferentes da avenida (uma no palco principal, na frente da Unimed Vale do Taquari e outra no auditório da Unimed-VTRP), o espaço ficou voltado para a arte e cultura do município.

A programação contou com: palestras; artesanatos; oficinas; encontros com escritores, como foi o caso de Letícia Wierzchowski, autora de “A casa das Sete mulheres”; apresentações artísticas, musicais, humorísticas e teatrais. Além de momentos destinados a contação de histórias, conversas, leituras, troca de experiências e demais atividades. A Orquestra Gustavo Adolfo, da Univates, encerrou a programação no entardecer do domingo.

A secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Talita Fracalossi, destacou a realização de um evento cultural após a enchente de maio.

“A Feira do Livro marcou, mesmo que em outro local, o retorno dos grandes eventos culturais em nossa cidade. Durante cinco dias, celebramos a cultura em suas múltiplas formas, oferecendo acesso gratuito a estas atividades, promovendo e incentivando a leitura e a economia local”, destaca Talita Fracalossi.

O tema desta edição, “Entre páginas e emoções”, foi objetivado para “virar a página” dos recentes acontecimentos, celebrar e entender a diversidade e as dificuldades da mente humana, além de abordar, principalmente, a saúde mental através da arte.

O patrono da 18ª Feira do Livro foi o médico neurocirurgião e escritor, integrante da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat), Marcos Frank. Durante a feira, foram prestadas homenagens para a escritora Dirce Becker Delwing.

Sair da versão mobile