Ícone do site Folha Popular

Empresas e produtores são laureados por sua relevância econômica no Prêmio Destaques 2024 de Teutônia

Crédito: Camille Lenz da Silva

A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e a Prefeitura de Teutônia promoveram, na quinta-feira (5/9), a edição 2024 do Prêmio Destaques da Economia, ano-base 2022. A premiação foi realizada na Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru (APDL).

A iniciativa destaca aqueles que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento local, seja por meio da geração de empregos, da inovação ou do fortalecimento de setores essenciais para a economia. O reconhecimento dos produtores rurais também é fundamental, sobretudo em cidades onde o agronegócio e a produção agrícola desempenham papel crucial no crescimento econômico, como ocorre em Teutônia.

Conforme dados do Município, a indústria representa mais de 39% da economia local, enquanto a produção agrícola detém 38%, o comércio ultrapassa os 15% e o setor de serviços representa cerca de 6%.

Foram laureados 141 empresas e produtores rurais nas categorias Produção Primária, Imposto Sobre Serviços (ISS), Simples Nacional, Prestadores de Serviços, Empregos, Empresarial Geral e Maior Crescimento em 2022. O evento teve o patrocínio de Sicredi e Certel.

O diretor-executivo da Sicredi Ouro Branco, Francisco Diel, destacou o círculo virtuoso da economia teutoniense. “Esse reconhecimento é legítimo de produtores e empresas, que colocam seu afinco e força de trabalho no dia a dia para gerar resultados, que depois se transformam e resultados financeiros, que circulam no município e voltam para a comunidade de alguma forma”, salienta.

O presidente da Certel, Erineo José Hennemann, deu ênfase à valorização das pessoas do município. “Temos que atender nosso cliente cada vez melhor. E não é só o preço que interessa ao consumidor. A exigência está ligado à atividade ambiental, social e ao modelo de gestão. Momento de alegria e satisfação. Após todas dificuldades, nosso pensamento deve estar voltado a coisas melhores, enxergar positivamente as ações. E as ações cada vez mais produtivas e integradas para o município continuar sendo a segunda força no desenvolvimento do Vale do Taquari”, comenta.

A presidente do STR, Liane Brackmann, lembrou dos impactos da pandemia, das estiagens e dos altos custos de produção em 2022. “O agricultor administra uma empresa e tem na essência o ser agricultor. O produtor tem uma profissão e uma missão. Sabemos nossa importância no mundo, pois estamos na década da agricultura familiar e quem alimenta nosso povo é a agricultura familiar. Vejo que a maioria é oriunda desta essência da vida e da fé, que não desanima, que supera, que enfrenta e que desafia”, sustenta.

O presidente da CIC, Renato Lauri Scheffler, falou do orgulho de estar diante do setor produtivo de Teutônia. “Esse setor produtivo – produtores e empresários – fazem a roda girar e movimentar. Serão reconhecidos pelo trabalho feito. Nós que geramos as oportunidades para as pessoas terem seu trabalho, sua renda e qualidade de vida. Com a renda, toda cadeia funciona. Sentimo-nos orgulhosos de fazer parte desta cadeia, por ter parcela de contribuição para continuar andando. Ter a mentalidade de avançar e desenvolver”, assinala.

O secretário estadual de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, cumprimentou Teutônia pela valorização à classe produtiva. “Aqui a gente vê prosperidade. Vida longa e parabéns pelo município com quase 33% da população com carteira assinada”, salienta. Também falou sobre projetos e aportes financeiros a empresas e pessoas atingidas na enchente.

O prefeito Celso Aloísio Forneck agradeceu aos parceiros na realização do evento. “Todos nós trabalhamos e lutamos para fazer o melhor. Teutônia conseguiu superar os momentos delicados e para a alegria estamos aqui para reconhecer quem gera o recurso para investirmos em educação, saúde e obras. Bom podermos premiar vocês”, sustenta. Também deu ênfase às empresas teutonienses por ampliar suas atividades e às novas em fase de instalação.

Lactalis é a maior empresa

A planta industrial da Lactalis é a maior geradora de arrecadação de Teutônia há muitos anos, desde os tempos de CCGL, Avipal, Elegê, Eleva, Perdigão e BRF. A multinacional francesa opera a planta de Teutônia há quase 10 anos – em 3 de setembro de 2014, a BRF anunciou a venda da área de lácteos para a Lactalis.

O gerente industrial Cláudio Gonçalves Ferreira recebeu a premiação na quinta à noite. “A fábrica de Teutônia tem uma história desde 1980 e foi um carro-chefe na cidade. A Lactalis começou a trazer produtos de maior valor agregado. A manteiga presidente trouxe um volume significativo de produção. Entrou a segunda linha do Whey Fit, com alta concentração de proteína e fitness para manter a forma”, explica.

Ferreira cita o círculo virtuoso entre cidade e empresa, com geração de empregos e renda, junto com a ampliação de linhas de produção. “É uma parceria boa, tem um bom relacionamento com todos. A Certel nos oferece boa energia elétrica e tudo facilita para o nosso trabalho, porque tem qualidade de pessoas, ambiente bom de trabalho, cidade tranquila, fácil de trabalhar e todos gostam. Quem vem para Teutônia acaba ficando. Sou de Minas e estou aqui há 17 anos, porque é uma cidade acolhedora e cada vez mais vai agregar para crescer”, comenta.

1 / 7

Assista o evento na íntegra:

Sair da versão mobile