A Associação da Pedagogia de Emergência no Brasil, em parceria com a organização de ajuda humanitária Visão Mundial e a Universidade do Vale do Taquari – Univates, realizará o curso “Introdução à Pedagogia de Emergência” no mês de novembro. A formação será oferecida nas modalidades híbrida-presencial e on-line, os encontros ocorrem no auditório do Prédio 11 da Univates e pela plataforma Zoom. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.
O curso é voltado para professores, inspetores escolares, psicólogos e coordenadores que atuam no campo da educação em organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Focada na criação de respostas de ajuda humanitária e baseada nos métodos e processos da Pedagogia de Emergência, a formação capacita os profissionais a desenvolver estratégias para o acolhimento e suporte de crianças e adolescentes vítimas de eventos traumáticos, sejam eles naturais ou provocados por violência.
O objetivo é oferecer um aprendizado dinâmico sobre a Pedagogia de Emergência e ampliar o conhecimento sobre seu papel em situações de catástrofe, com foco na compreensão teórica do trauma, suas fases e efeitos. A formação inclui práticas pedagógicas e terapêuticas para apoiar o processamento de traumas, além de vivências com técnicas de arte, práticas corporais e trabalhos manuais.
As pessoas que cumprirem 75% da carga horária geral do curso receberão certificado de participação. Mais informações sobre a formação podem ser obtidas pelo e-mail colaboro@pedagogiadeemergencia.org.
Programação:
Curso de Introdução à Pedagogia de Emergência – Carga horária: 30 horas
– Encontros presenciais – Univates
- Encontro 1: 08 e 09/11 (sexta-feira e sábado);
- Encontro 2: 22 e 23/11 (sexta-feira e sábado);
– Horários
- Sexta-feira: 8h30 às 12h30;
- Intervalo para almoço: 12h30 às 13h30;
- Tarde: 14h às 18h;
- Sábado: 8h30 às 12h30;
– Encontros on-line – Plataforma Zoom
- Encontro 1: 12 e 14/11 (terça e quinta-feira)
- Encontro 2: 19/11 (terça-feira)
– Horário: 19h às 21h
Professores:
- Reinaldo Nascimento (educador físico, psicopedagogo e pedagogo de emergência);
- Joselaine Fucks (educadora física, pedagoga Waldorf e pedagoga de emergência);
- Natascha Aguirre (licenciada em Música, especialista em Pedagogia Terapêutica e cantoterapeuta);
- Anderson Kubiaki (pedagogo e professor Waldorf).