Ícone do site Folha Popular

Rotary Club de Teutônia celebra 25 anos de fundação

Cerimônia de celebração ocorreu na terça-feira (24/9) no auditório da Sicredi // Crédito: Ana Käfer / Divulgação

O Rotary Club Teutônia foi fundado em 4 de maio de 1999. Na época, a entidade foi instalada por um clube padrinho, o Rotary Lajeado Engenho. Em razão da catástrofe climática de maio, a celebração de aniversário só ocorreu na terça-feira (23/9) no auditório da Sicredi Ouro Branco RS/MG.

A celebração teve a participação da governadora do Distrito 4.700 de 2024-2025. “Durante minha vida de Rotary, sempre ouvi falar que a visita do governador é um evento máximo que acontece dentro de um Rotary Club. Então, estamos duplamente felizes por este momento de comemorar esses 25 anos de serviço”, afirma Valmor Kaufmann, governador eleito para o próximo ano rotário.

Na ocasião, todos os ex-presidentes do clube em mais de duas décadas de atividade foram homenageados. O presidente 2023/2024, Fábio Zorthea, ainda recebeu a honraria Armando de Arruda Pereira, em alusão aos seus serviços prestados. O primeiro a ocupar esse cargo na entidade teutoniense, Décio Driemeier, recebeu a honraria Safira. A atual presidente, Rosemar dos Santos, destaca que o mandato é uma forma de “aprender, servir e agradecer”.

“Poder chegar ao fim do evento com a sensação que tudo foi grandioso na forma simples, gentil e dedicada com a qual o Rotary tem, de fazer as coisas nos mínimos detalhes, me deu a certeza de ter os melhores companheiros. Cada um fez com maestria aquilo que se propôs a fazer para fechamos esse marco”, comemora.

Serviços
O clube possui três eventos importantes no calendário: Noite Alemã, Noite dos Vinhos e o Baile das Nações. O baile é um evento tradicional da entidade e é realizado há mais de 20 anos, desde 30 de junho de 2000.

Além deste, o Rotary auxilia a comunidade por meio de projetos comunitários e serviços prestados em eventos atípicos, como a enchente de maio. Em 2024, os integrantes trabalharam de forma incessante com a produção de marmitas, sanduíches e entregando roupas e mantimentos. No total, foram 20 mil lanches distribuídos.

Além disso, houve um grande projeto em parceria com o artista Badin, que cedeu uma verba de R$ 170 mil à entidade. O empresário Luciano Hang também ajudou a instituição com cerca de R$ 10 milhões para administração e entrega à comunidade.

Outro projeto relevante é o combate a poliomelite, realizado todos os anos. “Essa é uma bandeira que carregamos, divulgando a importância dos tutores ou pais levarem o filho de até 5 anos para se vacinar no posto de saúde. A paralisia infantil não tem cura, mas tem prevenção”, comenta Kaufmann.

Atualmente o clube possui 42 associados, com um crescimento de 200% em relação a 2019. Com esses números, é o Rotary que mais cresceu no distrito. Os interessados em participar devem procurar um membro do grupo, tendo em vista a entrada via convite. “Tenho certeza que o Rotary é uma escola, um aprendizado para nos inserirmos na comunidade e saber as reais necessidades. Isso é muito bacana” destaca Raulf Schmidt, instrutor rotário.

Ser presidente do clube é confiar que cada um dará seu melhor, é dar liberdade e autonomia para as pessoas exercerem seus talentos”, Rosemar dos Santos, presidente do Rotary Club Teutônia

Sair da versão mobile