Ícone do site Folha Popular

Reconstrução do município permeia discussão entre candidatos de Colinas

Encontro entre os candidatos ocorreu na quinta-feira (26/9) // Crédito: Luciana Brune

O Grupo Popular recebeu, mais uma vez, os candidatos a prefeito e vice de Colinas, na quinta-feira (26/9). Os postulantes aos cargos debateram diversos temas. Entre as questões feitas, muitas trouxeram à tona a principal preocupação da cidade atualmente: a reconstrução pós-enchente.

Marco Aurélio Rohr (PL), que tem como vice Andrea Schaeffer (PL), reforça que a cidade foi devastada e acredita que ainda é difícil mensurar todos os prejuízos. Porém, tem ciência do impacto na economia do município. “Hoje, cerca de 94% provém da agricultura, e devido aos impactos da catástrofe climática e da situação da Cooperativa Languiru, sofremos grandes quedas de arrecadação. O impacto na receita será muito significativo”, considerou.

Afirma que, se eleito, sua administração, junto com a população, vai reerguer o município gradualmente. “O objetivo é trabalhar arduamente em atrativos, com o intuito de incentivar o setor primário e a indústria, bem como trabalhar na reconstrução da nossa cidade e do nosso interior. Assim vamos conseguir levantar o município, mostrando que dá para fazer algo novo, trazendo novas ideias”, opinou.

Marcelo Schröer (MDB), que tem como vice Maristela Nicolodi de Souza (MDB), também salientou que a cidade está devastada. “Vemos a olho nu os estragos da última enchente”, acrescentou. Reforçou que muitas pessoas ainda aguardam por casas e seguem vivendo de aluguel, sem laudo sobre a situação de suas residências. Citou agricultores com dificuldade para seguir seu trabalho, não só pela enchente, mas também pela situação da Cooperativa Languiru. Além de vias, como a ERS-129, que estão completamente destruídas. “Vai nos dar muito trabalho reconstruir a cidade”, afirma. Ele diz ainda que a economia totalmente dependente da agricultura é um problema a ser resolvido, com a geração de emprego e renda.

Franco Lagemann (PSDB), que tem como vice Heitor Schmidt (Progressistas), afirma que o município tem vários problemas estruturais causados pela catástrofe climática. Também destacou as dificuldades enfrentadas pelo setor primário devido aos impactos do clima e da Languiru. “Mais importante que isso é trabalharmos firme, com inteligência e competência, para podermos tornar Colinas, novamente, um município referência em qualidade de vida para nossa região”, declarou.

Saúde, educação, agricultura, limpeza, esportes, política e atendimento público, entre outros, também foram debatidos pelos candidatos a prefeito e vice.

Assista ao debate completo:

Sair da versão mobile