A prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), equipará os 15 postos de saúde do município com monitores multiparâmetros, além das três unidades do CAPS no município, Casa Verde e a Unidade Especializada de Saúde (UES). O primeiro posto de saúde a receber o equipamento foi a unidade do Bairro São Cristóvão.
Outras unidades também estão recebendo os equipamentos nesta quinta-feira, tarefa que será concluída com as equipes recebendo um treinamento básico para operarem os monitores. O objetivo é garantir a eficiência e segurança na verificação dos sinais vitais, como pressão arterial, frequência cardíaca, temperatura, frequência respiratória e oximetria de todos pacientes que acessam os serviços de saúde em Lajeado.
Acompanhado da coordenadora de atenção primária em saúde da Sesa, Michele Ravel, e da enfermeira Márcia Cecília Kilian, o titular da Sesa, pneumonologista Cláudio André Klein, afirmou que os monitores oferecem maior segurança e confiabilidade, por parte dos profissionais de saúde, na aferição destes sinais vitais, e padroniza a rotina dos sinais aferidos, permitindo usar para estatísticas de saúde.
Os postos de saúde maiores receberão dois monitores, sendo que aqueles postos menores cuja demanda é inferior receberão, por ora, um único equipamento. A secretaria de Saúde e os demais serviços ficarão com um equipamento, e os monitores restantes ficarão como reserva técnica para substituírem os equipamentos que, eventualmente, precisarem de alguma manutenção.
Ao todo, foram adquiridos 30 monitores multiparâmetros pelo valor total de R$ 153 mil.