Ícone do site Folha Popular

Sicredi Integração RS/MG lança livro comemorativo aos 120 anos da cooperativa

Crédito: Divulgação

Integrar a memória, garantindo que não se perca no tempo. É com esse objetivo que a Sicredi Integração RS/MG lançará, no dia 18 de outubro, às 13h15, durante o Seminário dos 200 anos de imigração alemã no Brasil e a influência no Vale do Taquari, o livro “Entre gerações: construindo juntos uma sociedade mais próspera”. Retratando sua história a partir de momentos importantes na trajetória da Cooperativa, a iniciativa faz parte das ações que celebram os 120 anos da cooperativa, que serão completados em 1º de março de 2026. 

Desenvolvida com uma linguagem acessível, a obra democratiza o conhecimento sobre o que impulsionou a criação da cooperativa e os princípios que ajudaram no seu desenvolvimento. Além disso, traz também elementos de destaque e interação com o leitor, de forma a despertar a curiosidade e o interesse pela história. 

Com uma linha do tempo que inicia em 1885, com a chegada do Padre Amstad ao Brasil até a atualidade, o livro repassa os passos da instituição desde a sua fundação – em 1906, na cidade de Lajeado, no Rio Grande do Sul – até os dias atuais – com a expansão para o estado de Minas Gerais. Em sete capítulos, o livro reúne ainda imagens e ilustrações que representam as áreas de atuação da cooperativa, suas culturas e marcos da história dos municípios.  

“Tudo valeu a pena. Estar na Sicredi é uma oportunidade de fazer uma transformação. Porque dessa vida, nós vamos passar, nós temos apenas alguns anos que estamos aqui, de passagem. E se nessa passagem a gente tiver a oportunidade de construir coisas coletivas, isso não tem preço”, destaca o presidente da Sicredi Integração RS/MG, Adilson Carlos Metz.  

Livro busca despertar interesse sobre os princípios do cooperativismo 

“Entre gerações: construindo juntos uma sociedade mais próspera” traz em suas páginas um retrato de como os princípios do cooperativismo foram essenciais para que a Sicredi Integração RS/MG se consolidasse como uma instituição financeira sólida e respeitada. A obra destaca histórias de associados que, através da colaboração e do apoio mútuo, impulsionaram o desenvolvimento econômico local. Além disso, aborda iniciativas sociais promovidas pela cooperativa, reafirmando o compromisso da marca com a construção de um futuro mais próspero para todos. 

Para o vice-presidente da cooperativa, Luiz Mário Leite Berbigier, a publicação demonstra como estes princípios impulsionaram a valorização da instituição. “Não são muitas empresas que completam 100 anos. Nós estamos completando 120. E algo que levou a isso foi o respeito às pessoas. Quando você tem um grupo de pessoas que te respeitam, que te querem bem, que você sempre valorizou… essas são as pessoas que vão te dar força, que vão te ajudar se um dia você tiver alguma dificuldade”, pontua.  

Obra narra expansão da cooperativa para Minas Gerais 

Criada por 18 lajeadenses, membros do Sindicato Agrícola, a então “Caixa Econômica e de Empréstimo de Lageado” surgiu com o propósito de receber depósitos de sócios e não sócios, oferecendo juros adequados e concedendo empréstimos aos associados. Em 1993, passou a integrar o Sistema Sicredi e, em 2019, iniciou a expansão para Minas Gerais, passando a se chamar Sicredi Integração RS/MG. 

Toda essa jornada foi lembrada carinhosamente nas páginas do livro, que destaca como foi o processo de expansão da marca. Hoje, a instituição conta com duas áreas de atuação em solo  mineiro, somando 52 municípios, operando com 14 agências nas regiões. 

De acordo com a diretora executiva da Sicredi Integração RS/MG, Graziela Reis Bogorni, isso é resultado do trabalho coletivo de todos os colaboradores que fazem parte da cooperativa. “Hoje, as pessoas que administram a cooperativa são pratas da casa. São pessoas que iniciaram a sua carreira ali e se dedicaram a entender a necessidade do associado. Eu estou muito feliz de ter ajudado a construir isso. É uma cultura: para crescer na nossa organização, especialmente na nossa cooperativa, precisa entender de gente. Nós falamos sobre cultura, sobre missão, visão e valores, falamos de propósito na prática”, expressa.  

O lançamento ocorrerá oficialmente no dia 18 de outubro, às 13h15min, durante o Seminário dos 200 anos de imigração alemã no Brasil e a influência no Vale do Taquari, realizado pelo Grupo A Hora, no auditório da cooperativa, com sede na Av. Piraí, 97 – São Cristóvão, Lajeado. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site Sympla.

O livro também estará disponível ao público para leitura nos dias 18, 19 e 20 de outubro, no Parque Histórico Municipal de Lajeado, durante o Neue Heimatfest. 

Sair da versão mobile