Ícone do site Folha Popular

Famílias Feine da Alemanha e do Brasil se conhecem em Teutônia

Sílvia Feine e Erno Feine analisaram juntos a genealogia da família / Crédito: Luciana Brune

Descendentes da Família Feine no Brasil jamais imaginavam que em solo europeu era realizado um Encontro da Família Feine reunindo mais de 80 pessoas. Nesta quarta-feira (9/10) foi realizado o 1º Encontro da Família Feine no Brasil, motivado pela vinda de Sílvia Feine e sua família ao Vale do Taquari.


1º Encontro da Família Feine no Brasil / Crédito: Luciana Brune

Em Sittensen, na Alemanha, Sílvia Feine é uma daquelas pessoas que se mobilizou para saber mais de seus antecedentes, buscando informações e construindo a genealogia da família e descobrindo também sobre aqueles que partiram em direção a outros países. Do outro lado do oceano, Erno Feine, de Estrela, dedicou mais de 10 anos de sua vida para pesquisar e construir registros da história da Família Feine no Brasil. Nesta terça-feira (8/10), ocorreu o encontro dos dois amantes da história e genealogia em Estrela.

Outro encontro raro a partir da vinda da família Feine ao Brasil foi a reunião de três mulheres com o nome: Sílvia Feine. A residente na Alemanha, antes da chegada a Teutônia, manifestou o desejo de conhecer suas xarás: Sílvia Feine, que reside em Linha Germano – Teutônia; e Sílvia Feine, que reside em Novo Paraíso – Estrela. O registro fotográfico do encontro das três Sílvias foi feito no Restaurante do Matinho, empreendimento iniciado por Ivo Feine, também descendente de Johann Henrich Feine, assim como a maioria presente nesta programação organizada por Elídio Feine.

Foi por meio de Elídio que esta união entre as famílias do Brasil e da Alemanha ocorreu. A partir de uma conexão no Facebook, com a curiosidade de conhecer uma Feine que aparentemente morava na Alemanha, iniciou uma amizade há alguns anos. Elídio relata que a comunicação no início foi mais desafiadora, mas a tecnologia ajuda e agora presencialmente a comunicação fluiu muito bem com o dialeto falado aqui.

Foi em julho de 2023 que esta ligação passou a fazer ainda mais sentido. Quando Luciana Brune, filha de Elídio, esteve na Alemanha junto com sua família acompanhando a turnê do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia. Ao saber da notícia, Sílvia Feine alemã viajou mais de 200km para conhecer a descendente. À beira do lago de Bad Gandersheim, um dos locais em que o concerto foi realizado, Sílvia e Luciana sentaram para conversar pessoalmente pela primeira vez sobre a história dos Feine que saíram da Alemanha em direção ao Brasil. Foi neste momento que Sílvia mostrou os registros dos encontros da Família Feine já realizados na Alemanha. Empolgada para conhecer os descendentes da Família, definiu a meta de vir ao Brasil.

Algumas semanas após o sonho já tinha data: junho de 2024. A enchente história do Vale do Taquari impediu a vinda, com o cancelamento do voo, mas não impossibilitou a realização do sonho. No dia 4 de outubro a família desembarcou em Canoas com destino a Teutônia. Sílvia Feine, acompanhada da filha Nicole Schicki (42) e das netas Emely (17) e Lucy (12).


O encontro das Sílvias Feine no Brasil / Crédito: Luciana Brune

Conhecendo a família e a região

Nos seis dias em Teutônia, a família alemã foi acolhida pelos familiares brasileiros e pôde conhecer um pouco da história e dos pontos turísticos da região. O pernoite ocorreu em uma casa histórica, que foi o comércio da localidade na comunidade de Linha Germano por décadas. Lá reside uma Sílvia Feine do Brasil, sobrenome assumido a partir do casamento. Sua filha Maristela auxiliou nesta recepção.

O roteiro envolveu visita ao município de Imigrante, onde conheceram o Cactário Horst, passagem por Colinas, Lajeado e Estrela, onde puderam ter uma dimensão dos impactos da enchente, assim como vários outros pontos. Em Teutônia conheceram o Centro Administrativo, a Lagoa da Harmonia, a Cachaçaria da São Jacó, propriedades rurais como o Sítio Timbaúva de Éverton Augustin na Linha Catarina e a própria propriedade de Elídio Feine. Na capital do canto coral, assistiram também ao ensaio do Coral Lira, em vários momentos de interação com os familiares.

Na segunda-feira (7/10), Luciana Brune e Sirlei Koefender acompanharam a visita ao Colégio Teutônia, local onde, com mediação da professora de alemão Angelita Lohmann, puderam interagir na aula de alemão dos estudantes do Colégio, além de conhecer as dependências e também saber mais sobre o vínculo cultivado com a cultura alemã. Em Estrela, assistiram ao ensaio do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs, à Banda La Montanara e tiveram o encontro com a família Feine, um almoço regado a muitas trocas.

Antes de seguir viagem a Cuiabá e Rio de Janeiro nesta quinta-feira, na quarta ainda realizaram animada visita à Rádio Popular, local onde Lucas e Luciana trabalham, e puderam falar ao microfone, fazer fotos e descobrir que até pouco tempo atrás era apresentado um programa totalmente em língua alemã, que foi sucesso por muitos anos.

No encontro da Família Feine conheceram parte dos descendentes no Brasil. Mais de 60 pessoas se reuniram no local, para ouvir um pouco da história, olhar no mapa de onde saíram os alemães vindos ao Brasil, além de cantar juntos músicas em alemão, com o apoio do músico Airton Grave. Entre as canções, “So ein Tag, so wunderschön wie heute”, além de várias outras conhecidas nos dois países.

Nas pesquisas do Brasil e da Alemanha, perceberam que Johann Heinrich Feine nasceu em 27 de julho de 1853 em Zetei, na Alemanha, e chegou ao Brasil em 1873. Faleceu em 1 junho de 1930 em Boa Vista, Teutônia. Segundo relatos no encontro, ele veio trabalhando dentro do navio para pagar sua viagem ao Brasil. Foi casado três vezes, uma delas com Katharina Trentini, com a qual teve 8 filhos, dos quais descendem a maioria dos presentes ao encontro realizado em Teutônia.

Este é um breve relato da conexão que se estabeleceu 200 anos após o início da imigração alemã ao Brasil, história esta que a partir de agora, certamente, terá vários novos capítulos.

Sair da versão mobile