Ícone do site Folha Popular

Especialista compartilha dicas de finanças para sucesso dos negócios em Fórum da Mulher Empresária da Acil

Crédito: Divulgação

Mais de 70 pessoas acompanharam, na manhã desta terça-feira (15/10), o último café da manhã promovido em 2024 pelo Fórum da Mulher Empresária (FME) da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). A palestrante, especialista em finanças pessoais e empresariais Erica Grellert compartilhou com as participantes dicas que auxiliam a fortalecer gestão dos negócios.

Segundo a palestrante, as principais dicas para que os gestores tenham sucesso nos negócios, é saber diferenciar O CPF do CNPJ, entender o que é faturamento e o que é lucro, saber o exato ponto de equilíbrio das finanças e saber precificar os produtos ou serviços. “Não existe um CNPJ forte com um CPF fraco, a pessoa que está na gestão carrega com ela toda sua essência e, por isso, é necessário ter organização, dedicação e, acima de tudo, cautela”, pontuou.

De acordo com Erica, um dos erros mais comuns e que prejudica o negócio é a mistura das contas pessoais e empresariais. “Muitas vezes as pessoas, no início do negócio, utilizam a mesma conta e isso não é recomendável, pois pode gerar uma confusão na hora de saber o que é despesa pessoal e o que é dinheiro da empresa”, explicou. Como dica, a palestrante orientou que, mesmo em pequenos negócios, é recomendável utilizar duas contas, sendo uma para despesas individuais e a outra para despesas e lucros da empresa.

No encerramento, a especialista em finanças enfatizou que, em qualquer tipo de negócio, as empreendedoras fomentem a cultura do lucro. “É preciso saber precificar da forma correta, pois cada negócio é único, existe um custo de operação e, o valor final, não deve ser baseado nos concorrentes, mas sim na realidade de cada empresa”, finalizou.

Fórum da Mulher Empresária

O evento desta terça-feira foi conduzido pela integrante da comissão do FME, Alexandra Cristina da Silva. Na abertura do evento ela agradeceu a participação do público e falou sobre a atuação do Fórum. O grupo atualmente conta com cerca de 25 participantes e, programa reuniões de conscientização para adesão de novas integrantes.

Empreendedoras interessadas em ingressar no FME podem fazer contato com a Acil através do fone (51) 3011-6900.

Sair da versão mobile