Ícone do site Folha Popular

Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito fortalece o papel das cooperativas perante as comunidades

Crédito: Divulgação

Como principal agente de inclusão financeira no País, as cooperativas de crédito potencializam o desenvolvimento econômico e social das pessoas e das regiões onde estão presentes.

O propósito do Sicredi de construir juntos uma sociedade mais próspera está intrínseco à forma como a Cooperativa atua e faz a diferença nas comunidades em que está presente. Esse compromisso de transformar realidades é celebrado nesta quinta-feira (17/10), com do Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (DICC).

A data foi criada pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito em 1948, como uma homenagem ao cooperativismo de crédito, pelo seu impacto positivo no desenvolvimento econômico e social em todo mundo. Neste ano, o DICC tem como tema: “Um mundo através do financiamento cooperativo”.

As cooperativas de crédito representam um modelo de negócio com relevância mundial e em ascensão no cenário nacional: existem 700 cooperativas de crédito no Brasil, com quase 18 milhões de associados e 9 mil pontos de atendimento. Inclusive, em mais de 300 municípios brasileiros, as cooperativas de crédito são as únicas instituições financeiras presentes com pontos de atendimento físicos. Nesse contexto, o Sicredi possui 2.700 agências com presença em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, e mais de 8 milhões de associados.

É essa presença física nas cidades, que proporciona aos associados um atendimento mais próximo e que vai além da oferta de produtos e serviços financeiros. Isso, porque as cooperativas de crédito possuem um modelo de relacionamento centrado nas pessoas, transformando agências em espaços que promovem a convivência, troca de experiências, formações sobre cooperativismo e educação financeira, consolidando-se assim como um dos principais agentes de inclusão financeira do País.

“No Dia do Cooperativismo de Crédito, somos convidados a refletir: como seriam as nossas comunidades e municípios se não tivéssemos as cooperativas de crédito atuando? Juntar-se a uma cooperativa de crédito significa acreditar no potencial que essas instituições têm de impactar positivamente o cenário econômico e social das comunidades onde está presente. Entendemos que o apoio concedido aos diversos projetos sociais, bem como o fomento à saúde financeira e as iniciativas que promovem a qualidade de vida de pessoas consolidam a importância de mantermos sempre o equilíbrio em relação à eficiência econômica e a efetividade social”, destaca o presidente da Sicredi Ouro Branco RS/MG, Neori Ernani Abel.

Sair da versão mobile