Ícone do site Folha Popular

Encontro com expositores da Expovale + Construmóbil 2024 aborda segurança sanitária e gestão de resíduos

Crédito: Divulgação

Atenta às normas sanitárias no ambiente de manipulação de alimentos e preocupada em oferecer a melhor experiência aos visitantes, a organização da Expovale + Construmóbil 2024 reuniu, na noite desta terça-feira (15/10), nos ambientes da Vovó Faz Bolo, os expositores fixos e ambulantes da Praça de Alimentação.

O encontro, conduzido pela responsável técnica e coordenadora da Praça, Bianca Trevisol, repassou o regulamento, conferiu documentação, dentre as quais o Alvará Sanitário, esclareceu sobre a separação de resíduos e alinhou detalhes para o bom e correto funcionamento do espaço.

Entre as informações repassadas por Bianca, orientações sobre horários de abastecimento e atendimento, credenciamento, disposição e necessidade de equipamentos elétricos, utensílios a serem utilizados, rotina operacional e comercialização de bebidas. A coordenadora também ressaltou a importância do monitoramento sanitário, enfatizando as normas de higiene e segurança alimentar, e compartilhou um check list que deve ser observado antes do início das atividades no Parque do Imigrante.

Segundo ela, às vésperas do evento haverá uma inspeção por parte da Vigilância Sanitária, a fim de garantir a idoneidade do ambiente e dos alimentos disponibilizados aos visitantes.

Evento mais sustentável

Assim como ocorreu com os demais expositores na segunda-feira e seguindo o compromisso assumido pelas feiras em realizar um evento mais sustentável, o encontro contou com a participação da engenheira ambiental da Recic, Luana Hermes, a qual explicou sobre a gestão dos resíduos sólidos, em especial os orgânicos, dada a grande quantidade produzida na Praça de Alimentação.

De acordo com ela, é fundamental que ocorra a separação correta desse material, pois ele é encaminhado diretamente para a compostagem. “A compostagem nada mais é do que a transformação dos resíduos orgânicos, que são as sobras dos alimentos, através de um processo de decomposição, resultando em adubo que retorna para o ciclo da produção”, aponta.

Bianca afirma que. “Isso não é só sobre gestão de resíduos, é sobre segurança e sanidade do nosso processo de produção de alimentos. A Praça de Alimentação que a gente faz na Expovale, eu tenho plena e absoluta consciência que é maravilhosa e vai ficar melhor ainda com a gestão correta de resíduos. Isso é importante, é responsabilidade nossa”, destaca.

Sair da versão mobile