O ano de 2024 marca os 200 anos da imigração alemã e também os dois séculos da presença luterana no Brasil. As comunidades evangélicas de confissão luterana realizam ações para lembrar o momento e entender as motivações para a vinda dos antepassados. Os sete grupos da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (Oase) da Paróquia Boa Nova promoveram palestra alusiva ao tema no dia 9 de outubro, na localidade de Linha Catarina.
Por meio da pastora Silvane, o palestrante foi o pastor Martin Norberto Dreher, uma das referências em estudos da igreja. Cursou Teologia na Faculdade de Teologia da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, formando-se em 1970. Doutorou-se em História da Igreja pela Universidade de Munique em 1975.
Dreher abordou aspectos desde o descobrimento do Brasil até a chegada dos primeiros imigrantes, com ênfase nos 200 anos da presença luterana no Brasil. “Foi um momento ímpar aos participantes. Tem uma forma leve de abordar o assunto, tu te prende, as pessoas prestavam atenção, ele respondia perguntas. Ele é fantástico. Recomendo sempre quem puder acompanhar”, avalia Lenise Dickel, uma das participantes.
O evento foi organizado pela Oase Paroquial da Paróquia Boa Nova, composta por sete grupos de Oase.