Em 1995, o município de Fazenda Vilanova tornou-se independente de Bom Retiro do Sul, sua cidade-mãe. Composta inicialmente por duas fazendas, uma pertencente à família Azambuja e outra à família Vilanova, o povoado cresceu e formou um município de mais de 3 mil habitantes.
O município completou 29 anos de emancipação política na terça-feira (22/10). Como forma de homenagear a comunidade, a Administração Municipal lançou o documentário “Fazenda Vilanova – Cultivando histórias”. O primeiro episódio já está disponível no site da prefeitura, na aba “Documentário”.
O projeto foi lançado oficialmente no dia 18 de outubro, na sala de cinema da Emef Edgar da Rosa Cardoso. Na ocasião, houve uma homenagem aos administradores anteriores e às famílias. Além disso, os participantes das gravações foram agraciados com presentes do Conselho Municipal da Cultura (Comcul).
O prefeito Amarildo Luis da Silva destacou a importância de reconhecer e valorizar os protagonistas da história do município. “É uma forma de homenagearmos todas as famílias que construíram Fazenda Vilanova. Com muito sacrifício e trabalho pesado, transformaram as fazendas em uma cidade maravilhosa”, salientou.
No total, são sete episódios que abordam política, educação, agricultura, curiosidades, a Fazenda Dona Juliana, esporte e o Poder Legislativo. Será lançado um episódio por semana, sempre nas terças-feiras.
A ideia surgiu na Exposição Comercial, Industrial e Agropecuária de Fazenda Vilanova (Expofaz) em 2023, quando atores amadores apresentaram um teatro sobre a história do município. Houve, ainda, o lançamento do livro “Fazenda Vilanova, Sua História”, que também retrata a colonização e o crescimento da cidade.
Segundo a secretária adjunta de Administração, Neuza Inez Fell, a população abraçou a ideia. “Naquela oportunidade, mais pessoas gostariam de ter participado ou de ter feito uma entrevista. Isso nos motivou, junto ao prefeito, a pensar em uma alternativa para continuar esse trabalho”, conta.
Neuza projeta novas propostas nesse sentido em Fazenda Vilanova, com o objetivo de valorizar a história da cidade. “Como já temos uma tradição de registrar e contar essa história, eu tenho certeza que não faltarão oportunidades para fazer outro trabalho nesse sentido amanhã ou depois, e conseguir resgatar outras tantas coisas que ficaram para trás”, diz.
O projeto foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, com o objetivo de valorizar o setor audiovisual. A Brentano Projetos e Eventos Culturais realizou gravações com os moradores durante o ano.
Primeiro episódio: