Ícone do site Folha Popular

Projeto “Agora é Meu”, de Taquari, é reconhecido no 6º Prêmio Boas Práticas da Famurs

Crédito: Famurs / Divulgação

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) realizou o 6º Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública Municipal. A cerimônia de premiação ocorreu na noite desta quarta-feira (30/10). Cento e vinte e cinco prefeituras concorreram com 279 projetos – destes, foram premiados 48 projetos de 38 municípios.

Do Vale do Taquari, apenas Taquari foi premiado. O Município ficou em 2º lugar na categoria Habitação, com o projeto de regularização fundiária “Agora é Meu”.

O projeto integra o programa de Regularização Fundiária – Reurb por Interesse Social, aplicável aos núcleos urbanos informais ocupados predominantemente por população de baixa renda, e que busca resolver um problema antigo de todos os municípios: a ocupação irregular e que se consolidou ao longo dos anos. Mais de 200 títulos de registro de propriedade, as populares escrituras, foram entregues em 2023 às famílias dos bairros Caieira, Rua João Goulart e Comunidade São Francisco. Outros processos estão em andamento.

O trabalho é fruto da união de esforços entre o Município, através do Jurídico e das secretarias de Planejamento e Assistência Social, em parceria com o Cartório de Registro de Imóveis.

A avaliação dos projetos considerou critérios como inovação, criatividade, aplicabilidade, sustentabilidade, perenidade e impacto social. Nesta edição, foram finalistas os municípios de Alegrete, Aratiba, Campo Bom, Campo Novo, Canoas, Capão da Canoa, Dois Irmãos, Erechim, Esteio, Feliz, Fortaleza dos Valos, Gramado, Harmonia, Horizontina, Ibiraiaras, Ijuí, Ivoti, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Panambi, Parobé, Passo Fundo, Pejuçara, Pelotas, Porto Alegre, Rolador, Ronda Alta, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santiago, São José do Norte, São Sepé, Sapiranga, Tapejara, Taquari, Três Coroas, Três Forquilhas e Venâncio Aires. 

A premiação foi realizada no Centro de Eventos de Nova Petrópolis, junto ao Smart Cities Park, evento nacional voltado para a inovação e empreendedorismo na gestão pública municipal. Na oportunidade, os três primeiros colocados de cada categoria foram contemplados com troféu, conferindo o título de 1º, e 2º e 3º lugares, além de certificado, atribuindo o selo de boas práticas às ações desenvolvidas pelas prefeituras gaúchas.

Confira os vencedores do 6º Prêmio Boas Práticas:

ASSISTÊNCIA SOCIAL

COMUNICAÇÃO SOCIAL

CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA 

DEFESA CIVIL, RESILIÊNCIA E VOLUNTARIADO

DESENVOLVIMENTO RURAL

DIREITOS HUMANOS

EDUCAÇÃO

ESPORTE E LAZER

FAZENDA E EFICIÊNCIA FISCAL 

HABITAÇÃO

MEIO AMBIENTE

MELHOR IDADE 60+

MOBILIDADE URBANA E TRÂNSITO

SAÚDE

SEGURANÇA PÚBLICA

TURISMO

Sair da versão mobile