Ícone do site Folha Popular

Redução de secretarias e dobrar a receita; saiba quais são as propostas dos eleitos em Tabaí

Enídio Pereira (e) e Anderson Vargas / Crédito: Luciana Brune

Anderson Vargas e Enídio Pereira são o prefeito e vice eleitos de Tabaí. Eles venceram a eleição com 41,41%, em uma diferença de 51 votos contra o segundo colocado. A dupla é oposição em relação ao atual governo, que está no segundo mandato consecutivo. Apesar disso, eles contam que sabiam da vitória. Segundo Vargas, as eleições têm sido muito disputadas há muitos anos na cidade. “Mas sabíamos que, com o trabalho e mostrando que temos muito mais a crescer e desenvolver, sairíamos vitoriosos”, conta.

Enídio estava afastado da política há 12 anos, sem planos de retornar. Porém, o convite do PDT e a parceria com o PT renovaram seu interesse. “Foi uma das campanhas mais bonitas que fiz, porque encontramos famílias inteiras se reunindo para nos apoiar. Marcavam reuniões entre eles para nos ouvir e trocar ideias. O anseio da população era o mesmo do nosso, vontade de mudança”, cita.

Transição e mudanças

A indicação de servidores de carreira para acompanhar a transição de governo foi protocolada na semana passada. O prazo indicado para o atual prefeito entregar à nova gestão os documentos com a situação atual da Administração vai até 30 de novembro. Em dezembro, a dupla pretende montar o secretariado e cargos comissionados.

O objetivo é enxugar a folha, reduzindo o número de pastas de nove para cinco. Hoje, Vargas aponta que a porcentagem da folha chega a 57%, enquanto outros municípios de mesmo porte têm 41%. “Precisamos investir mais, o município responderá em saúde, agricultura e outros setores”, afirma.

A característica do governo de Vargas e Pereira será trabalhar com a população, escutando as demandas. No início da gestão, o primeiro ponto a ser tratado será o transporte público e as estradas abandonadas. O objetivo é aumentar as pavimentações e, para isso, já há financiamentos alinhados. Outro foco será nas empresas. “Somos o portal do Vale do Taquari e queremos utilizar isso para mais empresas se instalarem no município”, ressaltam.

Já no Centro, pretendem agilizar a regularização de terrenos. Também focarão em calçamento, revitalização e pavimentação.

Único município com eleito pelo PT, Tabaí deve estar alinhado com o Governo Federal. Maneco, atual secretário extraordinário de Apoio à Reconstrução do RS, será elo importante. Vargas também deve aproveitar das quatro gestões como vereador para fortalecer a parceria com o Legislativo. A dupla tem minoria na Câmara, com três das nove cadeiras. “Espero que, independente de situação ou oposição, consigamos trabalhar juntos e entregar recursos”, aponta Vargas.

Eles também querem, pelo menos, dobrar a receita – de R$ 37 milhões para 2025 – ao longo de quatro ou oito anos de mandato. “Não queremos mais que o progresso passe por Tabaí, e sim que ele fique”, finalizam.

Assista à entrevista

ANDERSON VARGAS

1.483 votos

41,41%

ENIO BRAGA

1.432 votos

39,99%

CASILDO SARMENTO

666 votos

18,60%

Votos Válidos

3.581

Nulos

62 · 1,67%

Em Branco

65 · 1,75%

Sair da versão mobile