Ícone do site Folha Popular

Matilha dos Vales inicia caminhada nos playoffs da segunda divisão do Brasileirão de Futebol Americano

A equipe entra em campo no domingo para o primeiro jogo do mata-mata // Crédito: Divulgação

Os playoffs dasegunda divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano iniciam no domingo (3/11) para a Matilha dos Vales. A equipe gaúcha entra em campo às 9h para o duelo com o Londrina Bristlebacks, no Estádio Uady Chaiben, em Londrina/PR.

O presidente da Matilha dos Vales, Jean Carlo, destaca que o duelo será desafiador, especialmente pela viagem e logística dos atletas. “Nossa maior preocupação é viajar. A situação é bem complicada, o cenário é totalmente desfavorável, mas vamos trabalhar muito para entregar tudo que temos em campo. Perdemos diversos atletas por conta da viagem, fora o desgaste, privação de sono e alimentação. Alguns não conseguiram a dispensa do trabalho e ainda são dúvidas para a partida”, aponta.

Campanha

Na fase de grupos, a equipe gaúcha esteve na Chave C, se classificou ao terminar no 2º lugar, com duas vitórias e duas derrotas em quatro jogos, e alcançou o 8º lugar na classificação (seed 8).

No primeiro compromisso, a Matilha dos Vales venceu o Erechim Coroados por uma posse, pelo placar de 19 a 16, em confronto disputado em Erechim. No jogo seguinte, a equipe conheceu sua primeira derrota, em partida com o líder da conferência, Bravos FA, pelo placar de 26 a 7. O duelo foi realizado no Parque Esportivo da PUCRS, em Porto Alegre.

A Matilha dos Vales venceu o confronto com o Erechim Coroados, com o placar de 27 a 0, com o domínio total da partida, válida pela terceira rodada. Para fechar a primeira fase, a equipe foi novamente derrotada para a Bravos FA, pelo mesmo placar da segunda rodada, 26 a 7.

Desafios da fusão

Em seu primeiro ano como Matilha dos Vales, a equipe do Vale do Taquari e do Vale do Rio Pardo é fruto de uma fusão do Bulldogs, de Venâncio Aires e Chacais, de Santa Cruz do Sul. A união foi realizada tanto pela proximidade geográfica dos dois times como pela necessidade de mais jogadores no plantel, um dos critérios mais exigidos na modalidade.

Atualmente, a organização ainda conta com times em outras duas categorias: Flag Football Masculino e Flag Football Feminino. Somadas todas as modalidades, a Matilha dos Vales tem cerca de 70 jogadores, incluindo dois atletas dos Estados Unidos, contratados para a disputa do Brasileirão.

Jean Carlo ressalta que ainda existem necessidades e carências em algumas posições, como das linhas ofensiva e defensiva. “É mais complicado de formar e manter jogadores dessas posições, por conta do perfil físico ser muito específico. De modo geral, conseguimos ter uma boa quantidade e variedade em todas as funções”, afirma.

Com experiência de 18 anos no assunto, Jean destaca que manter uma equipe de futebol americano é um desafio diário. “Lutamos sempre, estamos crescendo rapidamente, mas sempre com os pés no chão. A cada dia que temos mais trabalho, fica mais fácil”, ressalta.

Os treinamentos da equipe são realizados no Parque da Oktoberfest, assim como os recrutamentos de novos jogadores.

Sair da versão mobile